The
Shinning

23/05/2022 — O filme “O Iluminado” estreou nos Estados Unidos no dia 23 de maio de 1980. Aos cinemas brasileiros, o drama de terror chegou no dia 25 de dezembro do mesmo ano. Baseado no romance do escritor Stephen King, a produção transformou-se num grande sucesso daquela temporada. De acordo com os números, arrecadou em dólares US$ 44 milhões nas bilheterias. De quebra, serviu para consolidar de vez a posição do ator Jack Nicholson na indústria cinematográfica americana. Foi o trabalho número 47 dele no cinema. Antes, tinha brilhado especialmente no drama “Um Estranho No Ninho” de 1975, pelo qual ganhou o primeiro Oscar de melhor ator.

No “O Iluminado”, o personagem Jack Torrance é um ex-alcoólatra que leva a esposa e o filho menor para morar num hotel vazio, uma estância de veraneio nas montanhas, para a qual foi contratado para cuidar do lugar durante a baixa estação. À medida que o tempo passa, cada membro da família vivencia diferentes alucinações. O filho, que tem poderes psíquicos, é o primeiro a ver cenas de assassinatos sangrentos, fatos ocorridos no hotel muitos anos antes. Em seguida, o Jack começa a mergulhar lentamente na loucura. Embora não tenha consciência do que está acontecendo, o comportamento dele com o tempo se torna mais violento. A esposa é a última a sucumbir, mas, no final, próxima da histeria, consegue sobreviver.

De acordo com a crítica, o “O Iluminado” é sombrio, angustiante e claustrofóbico. O diretor Stanley Kubrick demonstra total domínio das ações ao criar uma atmosfera de grande tensão. Escolheu cuidadosamente os ângulos e os ritmos da filmagem. Assim, conseguiu induzir o medo nos espectadores. Como todas as obras geniais, o filme transcendeu o status de mera adaptação literária. Com tomadas aéreas espetaculares, uso simbólico e asfixiante de cores, imagens recorrentes de labirintos e espelhos, tornou-se um clássico do cinema em todos os tempos. Curiosamente, não obstante o sucesso nas telas, o escritor Stephen King declarou não ter gostado da adaptação cinematográfica. Por isso, mais tarde, escreveu um minissérie com o uso ao pé da letra do texto literário.

poster1Ficha
técnica
PRODUÇÃO   Warner Bros.
HISTÓRIA   Stephen King
ROTEIRO   Diane Johnson
DIREÇÃO   Stanley Kubrick
FOTOGRAFIA   John Alcott
MÚSICA   Endy Carlos
FIGURINOS   Milena Canonero
MONTAGEM  Ray Lovejoy


 

Americanos na tela grande

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados