o-magico-de-oz1O Magico de Oz

A 86.ª edição do Oscar, marcada para o dia 2 de março, fará uma homenagem ao clássico O Mágico de Oz, que está completando 75 anos do lançamento. O filme estreou nos cinemas americanos no dia 25 de agosto de 1939. Aos cinemas brasileiros chegou no dia 19 de setembro do mesmo ano. A produção venceu dois prêmios da Academia de Artes Cinematográficas: melhor trilha sonora e melhor canção original. Foi indicado para mais cinco categorias: melhor filme, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhores efeitos especiais e melhores efeitos sonoros. A bilheteria mundial, em valores corrigidos em 2012, bateu a casa dos US$ 239,2 milhões.

Baseado no romance infantil homônimo de L. Frank Baum, escrito no fim do século XIX, o filme é um dos grandes contos de fadas do cinema, além de ser um musical de primeiríssima linha. Fez a atriz Judy Garland deixar de ser apenas uma talentosa atriz mirim para se transformar numa estrela atemporal e icônica. Embora não tenha obtido lucros vultosos quando lançado, conquistou várias gerações. Sua popularidade foi impulsionada na década de 1950, por causa de suas exibições natalinas na televisão, que o tornaram um dos filmes mais queridos de todos os tempos.

Na história, junto com seu cãozinho Totó, a personagem Dorothy Gale é arrancada de sua terra natal por um tornado e vai parar na Terra de Oz. Lá, sua casa cai em cima de uma bruxa, que morre esmagada e cujos sapatos de rubi mágicos lhe são dados de presente por Glinda, a bruxa boa. Dorothy segue, então, pela estrada de tijolos o-magico-de-oz-ftamarelos em direção à Cidade Esmeralda para encontrar o caminho de volta para sua fazenda. O filme tem vários esplendores: a magnífica trilha sonora, a incrível cenografia, os efeitos especiais e a atuação perfeita de todo o elenco. Há cenas inesquecíveis, como a do espantalho sendo desmembrado enquanto o homem de lata lamenta.

ELENCO/PERSONAGENS: Judy Garland (Dorothy), Frank Morgan (o mágico), Ray Bolger (o espantalho), Bert Lahr (o leão covarde), Jack Haley (o homem de lata), Billie Burke (Glinda), Margaret Hamilton (a bruxa má), Charley Grapewin (Tio Henry), Pat Walshe (Nikko), Clara Blandick (Tia Em) e outros. Clique na imagem para ampliar.


 

Americanos na tela grande

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados