no-coracao-do-mar15aNo Coração do Mar

Em um porto distante, a tripulação ouve um relato instigante de um capitão espanhol que perdera o navio, o ofício e o braço. A milhares de quilômetros da costa ocidental da América do Sul, onde o oceano é uma espécie de deserto sem ilhas nem outras embarcações, as baleias nadam aos cardumes. São tantas que, num único dia — diz o capitão —, teria sido possível a ele encher o porão com três mil barris de óleo de cachalote. Não fosse o macho feroz e gigantesco, de mais de trinta metros de comprimento, que atacou e destruiu o seu navio. O capitão George Pollard, o imediato Owen Chase e o contramestre Matthew Joy se entreolham: uma lorota. Eles, entretanto, resolvem conferir.

no-coracao-do-mar15aAdaptado do livro homônimo do romancista Nathaniel Philbrick, o filme mostra como a baleia-branca perseguiu e atacou o navio com uma deliberação antinatural, até fazê-lo em pedaços. A tripulação se refugiou em três botes e, neles, ficou meses à deriva. As provisões recolhidas às pressas enquanto o navio afundava rapidamente acabam. Os sobreviventes se veem, então, na mais terrível das contingências: alimentar-se dos companheiros mortos. Primeiro, dos que morreram de fome e exaustão. Depois, dos sorteados numa loteria macabra. O caso virou lenda nas comunidades baleeiras americanas. E tornou-se ainda mais célebre na sua versão ficcional, escrita pelo romancista Herman Melville, denominada “Moby Dick”.

O filme começa justamente pelos esforços do jovem Melville para persuadir o último remanescente do navio a contar a verdadeira história. Apenas oito homens voltaram vivos do périplo pelo Pacífico Sul. A história do Essex — o navio baleeiro —, na verdade, baseia-se na rivalidade entre o capitão Pollard e o imediato Chase. Este é um talento marítimo verdadeiro, mas o oponente arrebata dele o posto de comando do navio. Nome e dinheiro falaram mais alto. Desde o início, a rixa entre os dois põe a embarcação em perigo. Na visão supersticiosa dos marinheiros, é essa rixa que também atrai a má sorte que os segue. Eles vão vagando cada vez mais longe em busca das suas presas. Terminam no deserto mar azul, no qual, por fim, naufragam.

ron-howard15aFicha Técnica
TÍTULO ORIGINAL
: In The Heart of The Sea
LANÇAMENTO
: 03/11/2015 (Brasil)
DIREÇÃO
: Ron Howard
ROMANCE
: Nathaniel Philbrick
ROTEIRO
: Charles Leavitt
PRODUÇÃO
: Village Roadshow Pictures
MÚSICA ORIGINAL
: Roque Baños
FOTOGRAFIA
: Anthony Dod Mantle      
MONTAGEM
: Daniel P. Hanley e Mike Hill
DIREÇÃO DE E
LENCO: Nina Gold
DESENHOS DE PRODUÇÃO
: Mark Tildesley
DIREÇÃO DE ARTE
: Neal Callow
FIGURINOS
: Julian Day
MAQUIAGEM
: Emmy Beech
MIXAGEM DE SOM
: Richard Addis
EFEITOS ESPECIAIS
: David Jonathon Amos
EFEITOS VISUAIS
: Eva Abramycheva

no-coracao-do-mar15bb-walker nocoracao1Elenco (os 10 principais)
Chris Hemsworth
(Owen Chase)
Benjamin Walker
(George Pollard)
Cillian Murphy
(Matthew Joy)
Frank Dillane
(Owen Coffin)
Paul Anderson
(Thomas Chappel)
Joseph Mawle
(Benjamin Lawrence)
Jordi Mollà
(capitão espanhol)
Donald Sumpter
(Paul Macy)
Jamie Sives
(Isaac Cole)
Osy Ikhile
(Richard Peterson)


Americanos na tela grande

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados