NILTON FERREIRA JÚNIOR nasceu no dia 21 de abril de 1987, na cidade de Barra do Garças, Mato Grosso.
Atualmente está no Cruzeiro Esporte Clube (Minas Gerais). Começou sua carreira como atacante, mas numa partida, quando ainda era da equipe de juniores, foi testado como volante e se saiu muito bem. Foi quando decidiu mudar de posição. Em sua primeira partida como titular pelo Sport Club Corinthians Paulista, contra o Botafogo de Futebol e Regatas, atuou no lugar do zagueiro e acabou fazendo um gol contra nos primeiros minutos da partida. Porém, aos 25 minutos do segundo tempo, corrigiu seu erro marcando um gol de fora da área. É conhecido pelo seu empenho em campo, sua determinação, sua raça e sua garra.
O chute forte é sua marca registrada. No ano de 2009, jogando pelo clube Clube de Regatas do Vasco da Gama, foi eleito o melhor segundo volante do campeonato carioca, depois de excelentes atuações. Em setembro de 2010, durante uma partida válida pelo Campeonato Brasileiro contra o Guarani Futebol Clube (Campinas), machucou-se e saiu sentindo dores no joelho. Posteriormente, soube que havia sofrido uma ruptura do ligamento. Com a lesão, ficou afastado por seis meses e só voltaria a jogar em 2011, numa partida válida pela Copa Sul-Americana.
Alegando falta de pagamento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o jogador, em 18 de dezembro de 2012, rescindiu seu contrato com o Vasco da Gama. Embora houvesse interesse do Clube de Regatas do Flamengo e do futebol árabe, acabou sendo contratado pelo Cruzeiro de Belo Horizonte. O Jogador se juntou a Diego Souza, com quem atuara no Vasco da Gama. Seu primeiro gol com a camisa do time mineiro foi num jogo contra o Volta Redonda Futebol Clube (Rio de Janeiro). Em 26 de maio de 2013, foi um destaques da primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2013, ao fazer dois gols na vitória do seu time sobre o Goiás Futebol Clube por 5 x 0. Em 2014, continuou a defender as cores do Cruzeiro.