SÓCRATES BRASILEIRO SAMPAIO DE SOUZA VIEIRA DE OLIVEIRA nasceu no dia 19 de fevereiro de 1954 na cidade de Belém, Pará. Morreu no dia quatro de dezembro de 2011, na cidade de São Paulo. Foi revelado pelo Botafogo de Ribeirão Preto, pelo qual foi campeão do primeiro turno do Campeonato Paulista de 1977. Também foi o artilheiro da competição. Naquele ano se destacaria também no Campeonato Brasileiro, principalmente por um gol de calcanhar que fez no jogo contra o Santos na Vila Belmiro.
Em 1978, transferiu-se para o Corinthians, onde fez dupla de ataque inesquecível, primeiro, com Palhinha e, depois, com o Casagrande. No clube, tornou-se o líder de um movimento que passou a ser chamado de “democracia corintiana”: todas as decisões no clube eram tomadas conjuntamente com a participação dos jogadores. Estreou na seleção brasileira em 1979 com 24 anos. Fez parte da equipe que disputou a Copa do Mundo da Espanha em 1982. Essa equipe, embora não tenha sido a campeã, foi considerada por todos a melhor do certame. Fez apenas dois gols, mas também foi apontado como um dos melhores jogadores do torneio. Depois de uma rápida e decepcionante passagem pela Fiorentina da Itália (1984—1985), retornou ao Brasil para atuar no Flamengo (1985—1987).
Na Copa do Mundo do México em 1986, já com 32 anos, esteve fora de forma. No torneio, ficou marcado pelo pênalti desperdiçado no jogo contra a França, na decisão que eliminou os brasileiros. Em 1988, transferiu-se para o Santos, voltando ao Botafogo de Ribeirão Preto em 1989. Em 2004, com 49 anos, ainda teve fôlego para vestir a camisa do time inglês Garforth Town Association, pertencente à oitava divisão daquele país. Fora do futebol, sempre manteve ativa participação política, tanto no que diz respeito aos direitos dos jogadores como aos movimentos pró-democracia. Mesmo com vida desregrada, na qual o álcool era sempre um item presente, é considerado um dos melhores jogadores do país em todos os tempos. Nos anos finais de sua vida trabalhou como articulista da revista Carta Capital e como comentarista do programa Cartão Verde da TV Cultura de São Paulo.
Biografia
13/11/2014 — Pelo preço sugerido de R$ 29,90, já está nas livrarias a biografia “Sócrates”, que conta a vida do lendário jogador do Corinthians e da Seleção Brasileira. O autor é o jornalista Tom Cardoso e a editora é a Objetiva. O conteúdo gira em torno de “um craque genial”, “um médico não praticante”, “um cidadão politizado” e “um boêmio crônico” que exagerou nos cigarros e na bebida. O livro começa com o Sócrates sendo buscado num fim de balada em Ribeirão Preto, em 1975, para defender o Botafogo contra o Corinthians. No caminho, o jogador ainda queria parar para tomar uma cervejinha. Daí para frente só haveria excessos, dos quais só abriu mão na Copa do Mundo de 1982. Esses excessos se encarregaram de levá-lo à morte em 2011, aos 57 anos de idade.