JULIUS WILHELM RICHARD DEDEKIND nasceu no dia 6 de outubro de 1831 e morreu no dia 12 de fevereiro de 1916, na cidade de Brunswick, Alemanha.
A ele devem-se contribuições de primeira ordem à teoria dos números. Dos sete aos dezesseis anos, estudou no ginásio de sua cidade natal. Seu gênio matemático não se manifestou precocemente, sendo a física e a química os campos que primeiro o interessaram. Em 1848, entrou para o Colégio Caroline, onde definiu o seu interesse pela matemática.
Estudou em seguida na Universidade de Göttingen, onde foi aluno do grande matemático Carl Friedrich Gauss. Doutorou-se em 1852 com uma curta tese sobre integrais eulerianas. Em1854, foi guindado a livre docente na Universidade de Göttingen, função que exerceu durante quatro anos. Foi um dos primeiros a perceber a importância fundamental do conceito de grupo em matemática. É provável que tenha sido o primeiro a expor formalmente em um curso universitário a teoria de Évariste Galois. Tornou-se amigo de Bernhard Riemann, que então iniciava sua carreira.
Foi professor em Zurique em 1858 e, em 1862, voltou para sua cidade natal, onde se tornou professor da escola técnica superior. Suas obras são muito originais e algumas são consideradas clássicas, como Continuidade e Números Irracionais (1872) O que São e o que Pretendem os Números (1888) e Sobre a Teoria dos Números Algébricos Inteiros (1879). Esses trabalhos exerceram grande influência na ciência matemática. Entre outras contribuições estão seus trabalhos relativos aos grupos reais (1897 a 1900), os quais anteciparam a teoria dos reticulados, desenvolvida a partir de 1933. Ele nunca se casou. Morava com uma irmã — Julie — que escrevia novelas. Até sua morte — aos 85 anos —, ocorrida em 1916, manteve-se em constante atividade.