01Ada

ADA LOVELACE nasceu no dia 10 de dezembro de 1815 e morreu no dia 27 de novembro de 1852 na cidade de Londres, capital da Inglaterra. Única filha legítima do poeta Lorde Byron, sofreu muito quando criança com o abandono do pai. A mãe, para impedir que a filha desenvolvesse os talentos do pai, a direcionou para os estudos da Matemática e da Lógica. Na juventude, já bastante versada nessas áreas, conseguiu trabalho com o matemático Charles Babbage, que estudava a criação de uma máquina analítica.

Nessa parceria, escreveu o primeiro algoritmo que permitiu à máquina computar valores de funções matemáticas. Além disso, a cientista matemática desenvolveu uma visão sobre a capacidade dos computadores de irem além do mero cálculo ou processamento de números, enquanto outros, incluindo o próprio Babbage, focavam apenas nessas capacidades. Morreu precocemente com apenas trinta e sete anos, vítima de câncer no útero. Em 1953, mais de cem anos depois da morte da Ada Lovelace, as notas dela sobre a máquina analítica do Babbage foram republicadas. Essa máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas da cientista como a descrição de um computador e de um software

Algoritmo

Na Matemática e na Ciência da Computação, um algoritmo é a sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. É um procedimento preciso, não ambíguo, padronizado, eficiente e correto. O conceito de algoritmo existe há séculos. O uso desse conceito pode ser atribuído até ao grego Euclides Alexandria, considerado o “pai” da Geometria. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. A implementação dele pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados