Ferruccio Busoni
ft1ft2

DANTE MICHAELANGELO BENVENUTO FERRUCCIO BUSONI nasceu no dia 1.º de abril de 1866, na cidade de Empoli, Região da Toscana, Itália. Morreu no dia 27 de julho de 1924, na cidade de Berlim, Alemanha. Compositor e pianista. Filho de pai italiano e mãe de origem alemã, também músicos, passou a vida entre os dois países.

Foi um dos maiores pianistas de todos os tempos, tendo feito a primeira apresentação pública com sete anos de idade. Como professor de música em Berlim, entre 1894 e 1914 e, posteriormente, entre 1920 e 1924, exerceu profunda influência na vida musical alemã. Ensinou piano nos conservatórios de Helsinque, na Finlândia, de Moscou, na Rússia, e de Boston, nos Estados UnidosFoi, também, diretor do Liceu Musical da cidade de Bolonha, ItáliaEm 1920, fixou-se definitivamente em Berlim, depois de nomeado pelo novo governo para uma cátedra especial de composição.

Como pianista, contribuiu de diversas maneiras para as técnicas de execução, principalmente no que se refere ao uso dos pedais nos pianos. As ressonâncias que produzia com seu próprio estilo influenciaram a maioria das escolas de piano do Século XX. No campo da composição, por outro lado, buscou fazer música “intelectualizada”, fora do alcance das multidões, conforme as suas próprias palavras. O ópera “Doutor Fausto”, composta entre 1916 e 2024, conquistou êxito impressionante no mundo todo. Deixou dezenas de transcrições para piano de obras dos alemães Johann Sebastian Bach e Franz Liszt, entre outros.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados