daniel-barenboim in1Barenboim

DANIEL BARENBOIM nasceu no dia 15 de novembro de 1942, na cidade de Buenos Aires, ArgentinaComeçou a ter aulas de piano com a mãe aos cinco anos de idade. Depois, continuou a estudar com o pai, que foi seu único professor. No agosto de 1950, quando tinha apenas sete anos de idade, teve seu primeiro concerto formal em Buenos Aires. Em 1952, a família mudou-se para Israel. Dois anos depois, no verão de 1954, os pais foram para Salzburgo para que o filho pudesse ter aulas de condução com Igor Markevitch. Lá, conheceu Wilhelm Furtwängler, que foi sua principal influência. 

Furtwängler chamou o jovem de “fenômeno” e o indicou para tocar o Primeiro Concerto Para Piano de Beethoven com a Filarmônica de Berlim, mas o pai não permitiu, sob o argumento de que não era aconselhável uma criança judia tocar em na capital alemã. Em 1955, estudou harmonia e composição com Nadia Boulanger, em Paris. Fez sua estreia como pianista em Viena e Roma em 1952, em Paris em 1955, Londres em 1956 e Nova York em 1957, sob a direção de Lopold Stokowski. Realizou, ainda, turnês regulares pela Europa, Estados Unidos, América do Sul, Austrália e o Extremo Oriente. Fez sua primeira gravação em 1954, gravando os ciclos completos de diversos compositores.

Fez sua estreia com a Orquestra Filarmonia de Londres em 1967. Entre 1975 e 1989, foi diretor musical da Orquestra de Paris, com a qual conduziu muitas músicas contemporâneas. A estreia em ópera deu-se em 1973 com uma performance de Don Giovanni, de Mozart, no Festival de Edimburgo. Serviu como diretor musical da Orquestra Sinfônica de Chicago, de 1991 até 2006, e da Ópera Estatal de Berlim e da Staatskapelle de Berlim desde 1992. Atualmente, é condutor vitalício da Ópera Estatal de Berlim. Em janeiro de 2009, conduziu o mundialmente famoso Concerto de Ano Novo de Viena, Áustria, com grandes interpretações das obras de Johann Straus e Joseph Haydn. Ficou célebre também por ter fundado a West-Eastern Divan Orchestra com o filósofo argentino Edward Said, que ele considera ter sido o seu “melhor amigo”. A orquestra destina-se a dar oportunidades a jovens músicos israelenses e palestinos. Além do musical, o propósito é promover a integração entre os dois povos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados