maria-i-inglaterra in1Maria I

MARIA I DA INGLATERRA nasceu no dia 18 de fevereiro de 1516, na localidade de Greenwich, Inglaterra. Morreu no dia 17 de novembro de 1558, na cidade de Londres.

Filha do rei Henrique VIII e de Catarina de Aragão. Foi oferecida ao pretendente (delfim) do trono da França em 1518, ao imperador sacro Carlos V em 1522, e, em 1527, pelo Tratado de Westminster, a Francisco I ou seu filho Henrique, duque de Orleans. Em 1533, quando nasceu Elizabeth, filha do rei com Ana Bolena, já segregada por seu catolicismo e pela ligação com a mãe, foi também excluída da sucessão ao trono inglês.

Com a morte do pai em 1547, foi considerada abaixo de Eduardo IV, filho de Jane Seymour, a terceira esposa de Henrique VIII, na linha de sucessão. Com a morte do irmão, em 1553, subiu ao trono. Sua primeira medida, em 1554, foi restabelecer o catolicismo e reconciliar a Inglaterra com o papa, atitude que desagradou particularmente os nobres que haviam sido favorecidos com o movimento anterior. Maior descontentamento ainda causou seu casamento com Filipe II, da Espanha, filho do imperador Carlos V.

À frente dos descontentes estava Thomas Wyatt, que chefiou, no mesmo ano, uma revolução contra a ela, logo esmagada por suas forças militares. Ao mesmo tempo, a soberana católica empreendeu uma perseguição aos protestantes, que lhe valeu o epíteto a “Maria, a sanguinária”. Sob a influência do marido declarou guerra à França. Na luta, perdeu a localidade de Calais, última possessão inglesa no continente. Isso significou o último golpe no seu prestígio. Morreu em 1558. Antes, designou a meia irmã Elizabeth para sucedê-la, com a condição de que esta mantivesse o catolicismo na Inglaterra.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados