filmeEscarlate

A LETRA ESCARLATE foi lançado originalmente em 1850. É considerado por muitos críticos um dos maiores romances da literatura americana em todos os tempos. A primeira edição brasileira saiu em 1942 através da Editora José Olympio e com tradução do autor carioca Sodré Viana. De acordo com os números do mercado editorial, o livro foi traduzido em mais de uma centena de países. Estima-se que tenha vendido ao longo do tempo mais de cinco milhões de exemplares. No Brasil, a última edição (2017) encontra-se à venda nas livrarias virtuais. O romance recebeu diversas adaptações para o cinema.

Na trama, o escritor americano Nathaniel Hawthorne usa a personagem Hester Prynne para descrever os absurdos da comunidade puritana da cidade de Boston, capital do Estado de Massachusetts, Estados Unidos, no Século 19. Acusada de adultério, a personagem Hester Prynne é obrigada a usar a letra escarlate “A” bordada no peito. No processo, a moça se recusa a revelar o nome do homem que a seduzira. Liberada da prisão mais à frente, ela vai morar numa cabana fora da cidade, onde passa a levar uma vida modesta. Mas ainda continua a ser identificada com a famigerada letra escarlate. Depois de sete anos nessa condição, a cidade começa a enxergar as virtudes da Hester, pois mesmo com dificuldades ela ajuda a todos que a procuram.

O autor

hawthorneNATHANIEL HAWTHORNE nasceu no dia quatro de julho de 1804 na cidade de Salém no Estado do Massachusetts nos Estados Unidos. Morreu no dia 19 de maio de 1864 na cidade de Plymouth no Condado de Devon na Inglaterra. Começou a escrever em 1828 ao publicar anonimamente o primeiro romance com o título de “Fanshawe”. Como a “obra” não teve boa repercussão junto à crítica, jamais reconheceu ser o autor dela. Passou então a publicar histórias curtas nos jornais. Dentre esses trabalhos, destaca-se o conto “Nos Domínios do Terror” de 1837. O primeiro romance — e o maior sucesso —, o “A Letra Escarlate”, saiu em 1850. No total na carreira são oito romances.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados