boemios-errantes in1Tortilla Flat

A novela de John Steinbeck foi traduzida para o português sob o nome Boêmios Errantes. É um romance leve, divertido e com doses de dramaticidade, trazendo como personagens principais o Danny e seus amigos em seu dia-a-dia nada produtivo. Danny herda uma propriedade e se torna rapidamente o centro dos acontecimentos em Tortilla Flat. Não sendo por natureza um bom empreendedor, o mesmo trata de dilapidar esse patrimônio juntamente com seus companheiros, seja para matar a interminável sede de vinho ou para conseguir uma moça interessante.

Ao longo do percurso várias figuras passam pela vida de Danny, sempre participando de seus dias de ócio e de não raras confusões. Steinbeck utilizou-se de uma boa dose de tom irônico aliada a um humor inteligente, dando vida a este livro e tornando-o um de seus clássicos. Foi adaptado para o cinema nos anos de 1940 com Spencer Tracy no papel principal. O escritor era ainda pouco conhecido em 1935 quando o livro foi lançado. O romance valeu a ele excelentes críticas na imprensa, além de ter vendido bastante bem. Ainda hoje há grandes divergências sobre a significação e a construção do livro. Os primeiros críticos que a ele se referiram tinham a impressão de que o escritor se libertara de uma alternativa, glorificando o primitivismo e a bestialidade, opostos aos terrores psíquicos da vida moderna.

Donde adveio, em consequência, seu espírito irrefletido. Porém, todos os críticos estão de acordo em ver no livro uma obra de humor muito divertido. Entretanto, Boêmios Errantes, entrecortado de incidentes cômicos e respirando a alegria de uma vida simples é, no fundo, uma sátira aos conceitos burgueses dos Estados Unidos, que transformaram as pastagens celestes em uma comunidade sem alma. Os paisanos do livro apenas extraem da derrota uma vitória passageira, pela sua habilidade em levar às últimas e extremas consequências os valores que os degradam. Seu parasitismo surge assim como uma consequência lógica. O julgamento que sofrem da parte do autor — um julgamento risonho e pleno de simpatia — é uma condenação moral dos paisanos em particular e da cultura americana em geral (Brom Weber, da Universidade de Minnesota).


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados