capaO Sol
O SOL TAMBÉM SE LEVANTA foi lançado originalmente em 1926 na cidade de Paris na França. A primeira edição brasileira aconteceu na década de 1980 por obra da Editora Bertrand Russell. O livro consolidou a carreira do americano Ernest Hemingway. Ele viria a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1954 pelo conjunto da obra. A trama narra a vida desiludida de expatriados americanos e ingleses em Paris (França) e Pamplona (Espanha) nos anos de 1920. O livro foi adaptado para o cinema em 1957, com o Tyrone Power e a Ava Gardner na pele dos protagonistas.

A história foca no Jake Barnes, jornalista ferido na Primeira Guerra Mundial, e seu amor impossível pela Lady Brett Ashley, uma ricaça fútil e infeliz. O romance explora temas de vazio existencial, amor não realizado e busca por sentido através de festas, pescarias e touradas em Pamplona, refletindo a crise moral no pós-guerra. Retrata assim uma geração assolada pela guerra, afeita ao álcool e ao drama, que repudia as ilusões, salvo aquelas que eventualmente cercam uma experiência de aparente significado, nas quais encontra consolo. Esse segundo trabalho do autor constitui um importante avanço estilístico. Sua prosa enxuta resulta numa narrativa isenta de teatralidade. Essa narrativa confere aos personagens e à própria história uma clareza sem igual.

ernestAutor
ERNEST MILLER HEMINGWAY nasceu no dia 21 de julho de 1899 na cidade de Oak Park no Estado do Illinois nos Estados Unidos. Morreu no dia dois de julho de 1961 na cidade de Ketchum no Estado do Idaho. Assim que terminou o segundo grau, passou a trabalhar como jornalista. A seguir, trabalhou como motorista de ambulância da Cruz Vermelha na Primeira Guerra Mundial. Atingido por uma bomba, retornou para os Estados Unidos. Voltou para a Europa em 1921 e deu início à carreira de escritor. O primeiro romance, o “As Torrentes da Primavera”, foi publicado em 1925. No total são nove romances. O último, o “O Jardim do Éden”, saiu postumamente em 1986.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados