hostgator coupon black friday
Britomártis, a ninfa filha da rede

Britomártis, a ninfa filha da rede

BRITOMÁRTIS — Era uma ninfa da cidade de Creta. Filha do deus supremo Zeus com a mortal Carme, amava a caça. Por isso, estava sempre ao lado da deusa Artémis. Fiel ao voto de castidade, recusou o amor do rei Minos. Este passou então a persegui-la por todo o território cretense. Sem mais poder se esquivar, atirou-se ao mar. Foi salva por pescadores, que a recolheram nas redes. A partir daí, recebeu o epíteto de “Dictina”, que significa “a filha da rede”. Os habitantes da cidade de Eginalhe ergueram um templo, onde passaram a venerá-la. Como a deusa Artémis, é representada no meio de cães e em traje de caça. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Fato do dia: Guerra Luso-Espanhola

Fato do dia: Guerra Luso-Espanhola

Começou no dia 14 de outubro de 1735 (290 anos) a Guerra Luso-Espanhola pelo controle da região do Rio da Prata na América do Sul (atual território do Uruguai). Naqueles tempos, o território era pouco povoado, mas apresentava grandes perspectivas de riquezas, principalmente riquezas minerais (ouro, ferro e pedras semipreciosas). A Espanha reivindicou a área com base nos acordos do Tratado de Tordesilhas. Mas Portugal alegava que na época anterior ao tratado já tinha fundado no território a cidade de Sacramento. Não se chegou a bom termo e o resultado foi a guerra. O conflito só terminou em 1737, com o reconhecimento da soberania de Portugal.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Britomártis, a ninfa filha da rede
Britomártis, a ninfa filha da rede
Fato do dia: Guerra Luso-Espanhola
Fato do dia: Guerra Luso-Espanhola
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

 boemios-errantes in1Tortilla Flat

A novela de John Steinbeck foi traduzida para o português sob o nome Boêmios Errantes. É um romance leve, divertido e com doses de dramaticidade, trazendo como personagens principais o Danny e seus amigos em seu dia-a-dia nada produtivo. Danny herda uma propriedade e se torna rapidamente o centro dos acontecimentos em Tortilla Flat. Não sendo por natureza um bom empreendedor, o mesmo trata de dilapidar esse patrimônio juntamente com seus companheiros, seja para matar a interminável sede de vinho ou para conseguir uma moça interessante.

Ao longo do percurso várias figuras passam pela vida de Danny, sempre participando de seus dias de ócio e de não raras confusões. Steinbeck utilizou-se de uma boa dose de tom irônico aliada a um humor inteligente, dando vida a este livro e tornando-o um de seus clássicos. Foi adaptado para o cinema nos anos de 1940 com Spencer Tracy no papel principal. O escritor era ainda pouco conhecido em 1935 quando o livro foi lançado. O romance valeu a ele excelentes críticas na imprensa, além de ter vendido bastante bem. Ainda hoje há grandes divergências sobre a significação e a construção do livro. Os primeiros críticos que a ele se referiram tinham a impressão de que o escritor se libertara de uma alternativa, glorificando o primitivismo e a bestialidade, opostos aos terrores psíquicos da vida moderna.

Donde adveio, em consequência, seu espírito irrefletido. Porém, todos os críticos estão de acordo em ver no livro uma obra de humor muito divertido. Entretanto, Boêmios Errantes, entrecortado de incidentes cômicos e respirando a alegria de uma vida simples é, no fundo, uma sátira aos conceitos burgueses dos Estados Unidos, que transformaram as pastagens celestes em uma comunidade sem alma. Os paisanos do livro apenas extraem da derrota uma vitória passageira, pela sua habilidade em levar às últimas e extremas consequências os valores que os degradam. Seu parasitismo surge assim como uma consequência lógica. O julgamento que sofrem da parte do autor — um julgamento risonho e pleno de simpatia — é uma condenação moral dos paisanos em particular e da cultura americana em geral (Brom Weber, da Universidade de Minnesota).


 

Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20251014 Pia Toscano

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados