Processo

capaO PROCESSO, romance do tcheco Franz Kafka é um dos mais cultuados de todos os tempos. Escrito entre 1914 e 1915, foi publicado postumamente em 1925 na cidade de Viena na Áustria. A obra chegou ao Brasil em 1965. Com tradução do Gervásio Álvaro, levou a assinatura da editora Livros do Brasil. Na trama, o Joseph K é um bancário inesperadamente preso por policiais não identificados de uma delegacia não identificada. Ele teria cometido um crime também não especificado. O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema. A mais famosa adaptação é de 1962, trabalho feito pelo cineasta Orson Welles.

Toda a narrativa do romance emerge da situação anunciada na abertura. O protagonista nunca descobre do que está sendo acusado e também não entende os princípios que governam o sistema de justiça que o persegue. A narrativa mostra a determinação exaustiva dele em entender e afirmar a inocência na total ausência de doutrina que explique a sua culpa ou do que está sendo acusado. Para acompanhar a luta do Joseph K para ser absolvido, o romance apresenta um relato comovente do significa nascer nu e indefeso num sistema completamente incompreensível. O Processo, com toda a sua falta de conclusão, impossibilidade e dificuldade, é um livro empolgante. Leva o leitor ao cerne do que é estar vivo num mundo de processos diários levados ao extremo.

Autor

kafkaFRANZ KAFKA nasceu no dia três de julho de 1883 na cidade de Praga, capital da Tchecoslováquia. Morreu no dia três de junho de 1924 na cidade de Klosterneuburg na Áustria. Foi um escritor boêmio de língua alemã, autor de romances e contos, considerado pelos críticos um dos escritores mais influentes do Século 20. A maior parte da obra dele está repleta de temas e arquétipos de alienação e brutalidade física e psicológica, conflito entre pais e filhos, personagens com missões aterrorizantes, labirintos burocráticos e transformações místicas. Além do “O Processo”, escreveu os romances “O Castelo” (1922) e “O Desaparecido” (1927) e a novela “A Metamorfose” (1912). Deixou também escritos cinco livros de contos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados