30/08/2017 — Está chegando às livrarias brasileiras o livro “A História Que Não Está No Gibi”, a autobiografia do escritor e caricaturista Maurício de Sousa. O autor conta a história da sua vida, desde a infância na cidade de Mogi das Cruzes até o sucesso alcançado na cidade de São Paulo. Ele começou a escrever histórias infantis com 19 anos. Passou muito tempo lendo gibis e estudando para ser um ilustrador. O primeiro trabalho foi como desenhista de tirinhas para o jornal Folha d Tarde. Os dois primeiros personagens foram o Franjinha e o Bidu. Mas aceitação nacional veio, mesmo, com a criação da Turma da Mônica. Além de inúmeros gibis, a turma foi tema de produções televisivas e de dois filmes: “As Aventuras da Turma da Mônica”, de 1982, e “Turma da Mônica — Uma Aventura No Tempo”, de 2007.
Chico
12/06/2016 — Está chegando às livrarias, através da Companhia das Letras, o livro “Chico Bento, 7 Anos”, do escritor e cartunista Maurício de Sousa. Na história, publicada originalmente no segundo número da revistinha do Chico, em 1982, o caipira está completando sete anos, idade que, na tradição popular, marca o início do amadurecimento das crianças. Num enredo cheio de metáforas, o personagem visita uma gruta e encontra seus bisavós e amigos (entre eles dois anjos e um cachorro), festeja com eles o seu aniversário e vai embora, aparentemente pela última vez. A história é a mesma que o Mauricio publicou em 1982.
O destaque fica com as belas ilustrações do volume, feitas pela recifense Rosinha Campos, premiada desenhista que deu outra cara ao conhecido Chico Bento. Chico Bento (também conhecido como Francisco Antônio Bento) é o personagem principal da “Turma do Chico Bento”, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. O personagem foi criado em 1961, inspirado num tio-avô do autor. Estreou em 1963, como coadjuvante das tirinhas dos personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça), mas acabou se tornando o protagonista daquele universo. A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982. Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha e adora pescar com o pai. Morava com os seus pais, Seu Bento e Dona Cotinha, num sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.
Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de “causos” e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-Sem-Cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras. Além da namorada Rosinha, aparecem em suas histórias o Zé Lelé (seu primo), o Zé da Roça, o Hiro, o Anjo Gabriel (seu anjo da guarda), a Dona Marocas (a professora), o Nhô Lau (dono de uma plantação de goiabas), seu primo da cidade Zeca, etc. Em duas histórias especiais, foi mostrado o nascimento da sua irmã, Mariana. Mas esta morreu na mesma história, tornando-se uma estrela. Ela voltou na segunda historia, “Um Presente de Uma Estrelinha”, como estrela, para conversar com Chico em seu aniversário. No final da história, vemos o futuro, em que Mariana reencarna como filha do Chico e da Rosinha.