almeirãoAlmeirão
Planta hortense da família das asteráceas, cujo nome científico é “Cichorium intybus intybus”. Muito semelhante a outras chicórias comuns. Delas se diferencia por possuir folhas mais alongadas, mais estreitas, recobertas por pelos e com sabor amargo mais pronunciado. Apareceu na Roma Antiga como remédio. Virou alimento no Século 14 na Península Ibérica por obra dos árabes cristãos. Trazido ao Brasil pelos portugueses, logo alcançou popularidade por aqui. Por estados, o maior produtor é o Paraná. O almeirão oferece diversos benefícios à saúde. É rico em vitaminas (A, C, K e complexo B), minerais (ferro, fósforo, potássio), fibras e antioxidantes. Assim, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde digestiva e cardiovascular.

Dicionário
das hortaliças

HORTALIÇAS são vegetais cultivados em hortas. Incluem-se entra elas as partes comestíveis como folhas, raízes, talos e flores, que são fontes importantes de vitaminas, minerais e fibras. Popularmente, são divididas em dois grupos: verduras e legumes.

AÇAFRÃO — Planta herbácea da família das iridáceas (crocus sativus) de procedência é europeia e largamente cultivada no Brasil. Possui bolbo perene. Dos estigmas da flor se prepara um pó tirante a amarelo forte, que se utiliza com matéria corante, tempero culinário e medicamentos. Entre os benefícios que traz à saúde estão o combate à depressão, o controle do diabetes e a prevenção de doenças cardiovasculares. Existem diversas outras sub-variedades: açafrão-da-terra, açafrão-do-mato, etc.

ALCACHOFRA — Planta hortense da família das compostas (Cynara Scolymus). Dela, são comestíveis o receptáculo da inflorescência e a base das folhas. Pode crescer até um metro de altura, com quatrocentos centímetros de envergadura. As folhas têm cor verde-claro. Os caules são estriados. O nome provém do árabe “uršūf (ah)”, cujo significado é “planta espinhosa”. Originária da Região do Mediterrâneo, a alcachofra chegou ao Brasil no Século 19 pelas mãos de imigrantes italianos. A maior produtora é a Itália, seguida do Egito e da Espanha. No Brasil, o maior produtor é o Estado de São Paulo, com 65% da produção nacional. A produção paulista concentra-se em Piedade na Região de Sorocaba, cidade conhecida como a “capital da alcachofra”.

ALCAPARRA — Arbusto da família das Caparidáceas, originário da região mediterrânica, cujo nome científico “Capparis Spinosa”. Os frutos são bagas ovais e carnudas. O nome vem do árabe “alcabbar”. Apareceu na Península Ibérica entre os séculos 15 e 16. Os talos dela podem atingir um metro ou mais de comprimento. As folhas são grandes e arredondadas. As flores, de cor branca e com grandes estames, nascem na base das folhas. O botão da flor é um ingrediente comum da cozinha mediterrânica. É muitas vezes consumido em vinagrete para estimulante do apetite. De acordo com as lendas, a alcaparra é altamente afrodisíaca. No Brasil, é cultivada em regiões frias da Serra da Mantiqueira. A produção vai para a indústria de conservas.

ALFACE — Planta hortense da família das compostas, cujo nome científico é Lactuca sativa. O nome vem do termo árabe al-khass. Após a influência árabe na Península Ibérica, a palavra foi incorporada ao português, transformando-se em “alfaça” e depois “alface”. É utilizada na alimentação humana desde cerca de 500 a.C. Mundialmente cultivada para o consumo em saladas, apresenta inúmeras variedades de folhas, cores, formatos, tamanhos e texturas. Oferece vários benefícios à saúde, como melhora da visão e pele (vitamina A), fortalecimento do sistema imunológico (vitamina C), auxílio à digestão (fibras) e controle da pressão arterial (potássio). Além disso, possui propriedades relaxantes e calmantes. Devido à lactucina, contribui para a saúde óssea (vitamina K e cálcio).

alhoALHO — Hortaliça da família das Aliáceas, amplamente utilizada como tempero e reconhecida por suas propriedades medicinais. Ele é rico em nutrientes, antioxidantes e composto sulfurados como a alicina, que é liberada ao amassar ou picar, conferindo-lhe o odor e as propriedades terapêuticas. Seus benefícios incluem ação antioxidante, anti-inflamatória e antibacteriana. Também auxilia no controle da pressão arterial e glicemia, mas seu consumo deve ser moderado, especialmente por quem usa medicamentos anticoagulantes. O alho apareceu pela primeira vez na Ásia Central, com evidências de cultivo por civilizações como os antigos sumérios por volta de 2600 a.C. O maior produtor de alho do Brasil é o Estado de Minas Gerais.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados