Abacate

ABACATEIRO — Árvore da família das lauráceas, cujo nome científico é “Persea americana”. Atinge até trinta metros de altura e cresce melhor em climas quentes. Hoje é cultivada em quase todo o mundo por causa dos frutos de grande valor nutritivo. A folhas também podem ser usadas como diuréticos. O fruto tem grande baga comestível. Historicamente, era amplamente disseminado na América Central antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no Século 19. O nome náuatle do fruto é ahuacatl e significa “testículo”, numa em referência à sua forma. Esse vocábulo indígena originou em espanhol a palavra aguacate.

O abacate é um fruto arredondado ou piriforme de peso médio de quinhentos gramas a um quilo e meio. A casca varia em colorido do verde ao vermelho-escuro. Passa ainda pelo pardo, o violáceo ou o negro. As duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). Cientificamente, o fruto é amplamente utilizado na Medicina Ayurvédica para o tratamento de várias doenças, tais como hipertensão, dor de estômago, bronquite, diarreia e diabetes. Pesquisas tem evidenciado que o extrato aquoso tem atividade analgésica e anti-inflamatória comparável ao ácido acetilsalicílico. A polpa encerra de vinte a vinte e cinco por cento de óleo, produto usado em perfumaria.

01Produção
O maior produtor mundial de abacate é o México com cerca de 2,5 milhões de toneladas por ano. Depois vem a República Dominicana (um milhão de toneladas) e o Peru (setecentas mil toneladas). O Brasil aparece no sexto lugar na produtividade mundial com trezentas mil toneladas anuais. Por estados, o maior produtor é São Paulo com 43,3% da produção nacional, seguido de Minas Gerais (29,6%) e do Paraná (8,92%). Por cidades, a mexicana Tancitaro no Estado de Michoacán é considerada a “capital mundial do abacate”. Ela realiza anualmente o Festival do Abacate. No Brasil, a “capital do abacate” é Jardinópolis no Estado de São Paulo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados