filmeDicionário

ABISMO — Substantivo masculino derivado do grego “abyssos”. Literalmente: sem fundo. Abertura. Sulco natural quase vertical de fundo praticamente insondável. Como bem disse o autor fluminense Machado de Assis na obra “Teatro”: “Ela vai aí, a minha estrela, aí vai a resvalar no abismo, donde não sei se a levantarei mais...”. Por extenso: precipício, despenhadeiro. Filosoficamente, tudo o que é imenso, incomensurável. Como também disse o Machado de Assis na obra “Memórias Póstumas do Brás Cubas”: “Jamais o problema da vida e da morte me oprimia o cérebro. Nunca me debruçara sobre o abismo do inexplicável”. Figurativamente: inferno.

Mitologia

Na versão grega da Bíblia Hebraica, o abismo representa a criação original inacabada no Gênesis (a afluência de água profunda). A palavra é usada também nas literaturas apocalípticas e cabalísticas e no Novo Testamento para indicar o inferno, o lugar de punição. Na versão revisada da Bíblia, o abismo é geralmente utilizado para esta ideia. Principalmente na cosmografia, a palavra é aplicada tanto para as águas sob a terra, que originalmente a cobriu, e para as nascentes e os rios que fornecem as águas do firmamento, cursos considerados como intimamente ligado aos que estão abaixo. Na parábola do homem rico e o Lázaro há um abismo entre os justos mortos e os ímpios mortos. No “Livro do Apocalipse”, o Abaddon é chamado de “anjo do abismo”.

Astronomia

Na astronomia, o abismo é chamado de “buraco negro”. Um buraco negro é uma espécie de abismo cósmico que suga para si tudo o que se aproxima a uma determinada distância dele. Nem mesmo a luz escapa da atração desses objetos. Por isso, os buracos negros são de fato negros. Isso acontece porque a atração gravitacional desses corpos é extremamente forte. O primeiro buraco negro a ter imagens registradas é o M87. Isso aconteceu em 2019. Na equipe de cientistas que anunciou as imagens estava a astrofísica brasileira Lia Medeiros. O M87 está perto da borda norte da Constelação de Virgo, perto da Constelação de Coma Berenices e entre as estrelas Epsilon Virginis e Denebola.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados