hostgator coupon black friday
Fato do dia: Começo da Era de Ferro

Fato do dia: Começo da Era de Ferro

18/02/3102 a.C. — O dia dezoito de fevereiro de 3102 antes da Era Cristã (há 5.128 anos) é o dia cientificamente aceito (datação por carbono) para o início do Kali Yuga, o quarto e último período do hinduísmo. Esse início se deu com a morte do Krishna, que deixou assim a sua forma mortal para tomar a sua forma divina. A Kali Yuga, também nominada Era de Ferro, tem uma duração, segundo os textos religiosos hindus, de 432 mil anos. Teria assim, portanto, mais 429 mil anos para se completar. Antes dessa era existiram outras três: Satia Yuga (era da verdade), Treta Yuga (era de prata) e a Dvapara Yuga (era de bronze). Clique no título.
Na mitologia, o Bucolião bom e o Bucolião mau

Na mitologia, o Bucolião bom e o Bucolião mau

BUCOLIÃO — Há dois indivíduos como esse nome na Mitologia Grega. O mais notável é o filho ilegítimo do rei Laemedonte da cidade de Troia. Quando cuidava dos seus rebanhos, apaixonou-se pela náiade Abarbáreia. Com ela teve dois filhos, os gêmeos Ésepo e Pédaso. Esses filhos lutaram na Guerra de Troia.Foram mortos pelo grego Euríalo. O outro Bucolião é originário da Região da Arcádia na Grécia. Era um dos cinquenta filhos do rei Licaão. Ele e seus irmãos eram conhecidos pela impiedade. Zeus então os visitou disfarçado de camponês. Eles serviram ao deus supremo uma refeição contendo os restos de uma criança. Como punição, o Zeus fulminou o Bucolião e seus irmãos com raios. Clique no...
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Começo da Era de Ferro
Fato do dia: Começo da Era de Ferro
Na mitologia, o Bucolião bom e o Bucolião mau
Na mitologia, o Bucolião bom e o Bucolião mau
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

a historia que nao esta no gibiMaurício

30/08/2017 — Está chegando às livrarias brasileiras o livro “A História Que Não Está No Gibi”, a autobiografia do escritor e caricaturista Maurício de Sousa. O autor conta a história da sua vida, desde a infância na cidade de Mogi das Cruzes até o sucesso alcançado na cidade de São Paulo. Ele começou a escrever histórias infantis com 19 anos. Passou muito tempo lendo gibis e estudando para ser um ilustrador. O primeiro trabalho foi como desenhista de tirinhas para o jornal Folha d Tarde. Os dois primeiros personagens foram o Franjinha e o Bidu. Mas aceitação nacional veio, mesmo, com a criação da Turma da Mônica. Além de inúmeros gibis, a turma foi tema de produções televisivas e de dois filmes: “As Aventuras da Turma da Mônica”, de 1982, e “Turma da Mônica — Uma Aventura No Tempo”, de 2007.

chico bento 7 anosChico
12/06/2016 — Está chegando às livrarias, através da Companhia das Letras, o livro “Chico Bento, 7 Anos”, do escritor e cartunista Maurício de Sousa. Na história, publicada originalmente no segundo número da revistinha do Chico, em 1982, o caipira está completando sete anos, idade que, na tradição popular, marca o início do amadurecimento das crianças. Num enredo cheio de metáforas, o personagem visita uma gruta e encontra seus bisavós e amigos (entre eles dois anjos e um cachorro), festeja com eles o seu aniversário e vai embora, aparentemente pela última vez. A história é a mesma que o Mauricio publicou em 1982.

O destaque fica com as belas ilustrações do volume, feitas pela recifense Rosinha Campos, premiada desenhista que deu outra cara ao conhecido Chico BentoChico Bento (também conhecido como Francisco Antônio Bento) é o personagem principal da “Turma do Chico Bento”, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. O personagem foi criado em 1961, inspirado num tio-avô do autor. Estreou em 1963, como coadjuvante das tirinhas dos personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça), mas acabou se tornando o protagonista daquele universo. A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982. Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha e adora pescar com o pai. Morava com os seus pais, Seu Bento e Dona Cotinha, num sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.

mauricio-de-sousa chico-bento1Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de “causos” e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-Sem-Cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras. Além da namorada Rosinha, aparecem em suas histórias o Zé Lelé (seu primo), o Zé da Roça, o Hiro, o Anjo Gabriel (seu anjo da guarda), a Dona Marocas (a professora), o Nhô Lau (dono de uma plantação de goiabas), seu primo da cidade Zeca, etc. Em duas histórias especiais, foi mostrado o nascimento da sua irmã, Mariana. Mas esta morreu na mesma história, tornando-se uma estrela. Ela voltou na segunda historia, “Um Presente de Uma Estrelinha”, como estrela, para conversar com Chico em seu aniversário. No final da história, vemos o futuro, em que Mariana reencarna como filha do Chico e da Rosinha.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20260218 Roberta Vinci

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados