hostgator coupon black friday
Fato do dia: Pedido de Socorro

Fato do dia: Pedido de Socorro

Adotou-se mundial e oficialmente no dia 1.º de julho de 1908 o sinal SOS para os pedidos de socorro em situações de emergência. O sinal teve origem nos regulamentos marítimos de rádio do governo alemão adotados em 1905. Tornou-se um padrão mundial quando foi incluído nos regulamentos de serviço da primeira Convenção Internacional de Radiotelegrafia. A terminologia SOS é um “sinal processual” do Código Morse, sinal usado como uma marca de início de mensagem para transmissões solicitando assistência. O SOS permaneceu como sinal de socorro por rádio marítimo até 1999, quando foi substituído pelo Sistema Global de Socorro e Segurança Marítima.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Pedido de Socorro
Fato do dia: Pedido de Socorro
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
Odhair Thristão: perfil

a historia que nao esta no gibiMaurício

30/08/2017 — Está chegando às livrarias brasileiras o livro “A História Que Não Está No Gibi”, a autobiografia do escritor e caricaturista Maurício de Sousa. O autor conta a história da sua vida, desde a infância na cidade de Mogi das Cruzes até o sucesso alcançado na cidade de São Paulo. Ele começou a escrever histórias infantis com 19 anos. Passou muito tempo lendo gibis e estudando para ser um ilustrador. O primeiro trabalho foi como desenhista de tirinhas para o jornal Folha d Tarde. Os dois primeiros personagens foram o Franjinha e o Bidu. Mas aceitação nacional veio, mesmo, com a criação da Turma da Mônica. Além de inúmeros gibis, a turma foi tema de produções televisivas e de dois filmes: “As Aventuras da Turma da Mônica”, de 1982, e “Turma da Mônica — Uma Aventura No Tempo”, de 2007.

chico bento 7 anosChico
12/06/2016 — Está chegando às livrarias, através da Companhia das Letras, o livro “Chico Bento, 7 Anos”, do escritor e cartunista Maurício de Sousa. Na história, publicada originalmente no segundo número da revistinha do Chico, em 1982, o caipira está completando sete anos, idade que, na tradição popular, marca o início do amadurecimento das crianças. Num enredo cheio de metáforas, o personagem visita uma gruta e encontra seus bisavós e amigos (entre eles dois anjos e um cachorro), festeja com eles o seu aniversário e vai embora, aparentemente pela última vez. A história é a mesma que o Mauricio publicou em 1982.

O destaque fica com as belas ilustrações do volume, feitas pela recifense Rosinha Campos, premiada desenhista que deu outra cara ao conhecido Chico BentoChico Bento (também conhecido como Francisco Antônio Bento) é o personagem principal da “Turma do Chico Bento”, criada pelo cartunista brasileiro Maurício de Sousa. O personagem foi criado em 1961, inspirado num tio-avô do autor. Estreou em 1963, como coadjuvante das tirinhas dos personagens Hiroshi e Zezinho (que passaram a ser chamados Hiro e Zé da Roça), mas acabou se tornando o protagonista daquele universo. A primeira revista própria foi lançada em 26 de agosto de 1982. Chico é um típico caipira brasileiro. Anda descalço, usa chapéu de palha e adora pescar com o pai. Morava com os seus pais, Seu Bento e Dona Cotinha, num sítio nas cercanias da fictícia Vila Abobrinha, no interior de São Paulo.

mauricio-de-sousa chico-bento1Possui uma avó paterna, Vó Dita, contadora de “causos” e de histórias folclóricas, envolvendo lendas, tais como a da Mula-Sem-Cabeça, do Saci, do Lobisomem, do Curupira, dentre outras. Além da namorada Rosinha, aparecem em suas histórias o Zé Lelé (seu primo), o Zé da Roça, o Hiro, o Anjo Gabriel (seu anjo da guarda), a Dona Marocas (a professora), o Nhô Lau (dono de uma plantação de goiabas), seu primo da cidade Zeca, etc. Em duas histórias especiais, foi mostrado o nascimento da sua irmã, Mariana. Mas esta morreu na mesma história, tornando-se uma estrela. Ela voltou na segunda historia, “Um Presente de Uma Estrelinha”, como estrela, para conversar com Chico em seu aniversário. No final da história, vemos o futuro, em que Mariana reencarna como filha do Chico e da Rosinha.


Mais Recentes

UP TOGGLE DOWN

A Gata do Dia

 20250701 Agnez Monica

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados