wilhelm-wundt1WILHELM MAX WUNDT nasceu no dia 16 de agosto de 1832, na localidade de Mannheim, Baden, Alemanha. Morreu no dia 31 de agosto de 1920, na localidade de Grossbothen.

Ingressou, aos dezenove anos, na Universidade de Tübingen, transferindo-se, um ano depois, para a de Heidelberg, onde se dedicaria aos estudos de medicina. Formado em 1856, tornou-se professor de fisiologia. Em 1858, publicou O Estudo dos Movimentos Musculares e a primeira parte de Contribuição à Teoria da Percepção Sensorial, importante obra sobre o tato, concluída em 1862.

Nessa época, deu cursos sobre história natural do homem e as ciências naturais, publicando-os com o título de Cursos Sobre a Psicologia do Homem e dos Animais (1863). Nascia, assim, uma nova concepção de psicologia — a experimental —, que ele denominou “psicologia fisiológica”. Seus fundamentos seriam indicados em Elementos de Psicologia Fisiológica, de 1873-1874. Em 1874, lecionou na Universidade de Zurique. A partir do ano seguinte, tornou-se professor de filosofia da Universidade de Leipzig, onde colocaria em prática as suas ideias.

As primeiras experiências realizaram-se em 1879. Como reitor em 1889, criaria ali o primeiro laboratório de psicologia de que se tem notícia no mundo. Sucederam-se novas investigações e estudos, considerando as sensações que podiam ser observadas e descritas. Os estudos do limiar da sensibilidade permitiam que se medisse a força do estímulo que provocara a sensação pelo tempo da reação. Em 1881, fundou o jornal Estudos Filosóficos. Ao mesmo tempo, empreendeu estudos de filosofia, dos quais resultariam os volumosos compêndios Lógica (1880-1883), Ética (1886) e Sistema da Filosofia (1889). Além disso, sistematizou seus estudos sobre a história natural do homem em Psicologias das Nações: uma Investigação da Lei do Desenvolvimento da Fala, dos Mitos e dos Costumes. Foi um dos grandes pensadores da segunda metade do século XIX e da primeira metade do século XX.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados