alfred-binet ft1Alfred Binet
Nasceu no dia 8 de julho de 1857, na cidade de Nice, Costa Azul, França. Morreu no dia 28 de outubro de 1911, na cidade de Paris. Além de psicólogo, era também fisiólogo. Filho de um médico com uma artista plástica, formou-se em direito e medicina na Universidade Sorbonne, em 1878.

Escreveu, neste mesmo ano, um artigo para a Revista Filosófica, no qual abordou o tema da fusão de imagens, base para a sua tese de doutorado. Tornou-se conhecido pelo trabalho desenvolvido em conjunto com o também psicólogo Théodore Simon, o qual versou sobre testes para medir o desenvolvimento e a maturidade das crianças. A escala Binet-Simon, foi publicada em 1905 e revisada em 1098 e 1911.

Nela, ele construiu a primeira tentativa sistemática de medir tendências, demonstradas através de tarefas verbais e não verbais. Os estudos levados a cabo pelos dois cientistas mostraram a necessidade da existência de dados para averiguar o preparo intelectual e conceitos normalmente esperados das crianças em cada idade. O uso desses testes em pesquisas atravessaram os tempos. O psicólogo escreveu doze livros e cerca de 250 artigos. Entre os livros, destacam-se: “A Psicologia dos Grandes Calculadores e Jogadores de Xadrez” (1894) e “O Estudo Experimental da Inteligência” (1903). Ele foi também diretor do laboratório de psicologia da Sorbonne, onde realizou inúmeras pesquisas.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados