01Abel

NIELS HENRIK ABEL nasceu no dia cinco de agosto de 1802 na Ilha de Finnoy na Noruega. Morreu no dia seis de abril de 1829, na cidade de Fröland. Em 1821, ingressou na Universidade de Oslo, a capital do seu país, graças à ajuda financeira de professores, que já viam nele um futuro gênio. Após dois anos de estudos universitários, publicou seus primeiros trabalhos.  Mais à frente, passou a estudar em frequente contato com matemáticos dinamarqueses.

Nessa época, conseguiu demonstrar a impossibilidade de resolver equações acima do quarto grau por processos elementares de álgebra. Entre 1825 e 1826, recebeu uma bolsa de estudos do governo da Noruega e foi para Paris, capital da França, e depois para Berlim, capital da Alemanha, onde travou conhecimento com a nova orientação matemática de Augustin Gauchy e Carl Fridrich Gauss, respectivamente. Sob essa influência, escreveu um trabalho sobre as séries binominais. Esse trabalho se tornaria um clássico da teoria das funções

Nesse clássico aparece o teorema “Niels Henrik Abel”. Em 1828 foi designado “instrutor” na Escola de Engenharia da Universidade de Oslo. Morreu precocemente aos 27 anos. A obra completa dele só viria a ser publicada em 1882. Pela contribuição à Matemática, recebeu postumamente em 1930 o Grande Prêmio da Academia de Ciências da França. Em 2000 foi revisitado pelo biógrafo Aril Stubhaug no livro “Niels Henrik Abel and His Time”. Em 2002, o governo norueguês lançou o selo comemorativo dos 200 anos dele. Em 2004, o Olav Arnfinn Laudal e o Ragni Piene escreveram o livro “Legacy of Niels Henrik Abel”.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados