j-watson1James Watson, o polêmico

04/12/2014 — A medalha de ouro atribuída pelo Comitê Nobel ao cientista norte-americano James Watson, que ajudou a descobrir a estrutura em dupla hélice do ADN, foi vendida em leilão por R$ 12,4 milhões, um valor nunca antes alcançado por qualquer prêmio Nobel. A medalha, que a leiloeira Christie's estimava vender por valores entre R$ 6,2 milhões e 8,7 milhões foi a primeira a ser vendida por um laureado ainda em vida. A casa de leilão não revelou quem foi o comprador. A aquisição foi feita por telefone. James Watson, juntamente com Francis Crick e Maurice Wilkins, identificou a estrutura em dupla hélice do ácido desoxirribonucleico (ADN) em 1953, uma descoberta que marcou uma nova era na biologia. Estes cientistas receberam o Prêmio Nobel da Medicina em 1962.

Watson, atualmente com 86 anos, admitiu ao jornal Financial Times que iria vender a medalha porque precisava de dinheiro. Segundo a Agência Reuters, o cientista pretende doar parte da verba da venda para caridade e para investigação científica. O jornal New York Times notou que o cientista vai tentar se redimir de uma das grandes polêmicas da sua vida. Em 2007, ele foi duramente criticado por ter dado a entender, em declarações ao jornal Sunday Times, que os negros são menos inteligentes do que os brancos. Os comentários o obrigaram a se demitir das suas funções de presidente do laboratório de Cold Spring Harbor, em Long Island, perto de Nova Iorque. Outras entidades científicas que o tinham como membro também optaram por seu afastamento, o que gerou para ele grande período de ostracismo.

j-watson2JAMES DEWEY WATSON nasceu no dia 6 de abril de 1928, na cidade de Chicago, Illinois, Estados Unidos. Em 1947 ingressou na Universidade de Indiana, onde completou sua graduação em zoologia em 1950. Trabalhou com o biofísico britânico Francis Crick no Laboratório Cavendish, Universidade de Cambridge, de 1951 até 1953. Integrou a Universidade de Harvard em 1955. Ganhou o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1962 (partilhado com Maurice Wilkins e Francis Crick) pelo seu trabalho sobre as mutações induzidas pelos raios X, a partir do trabalho com imagens em 3D iniciado por Rosalind Franklin. Os três cientistas acabaram por revelar a estrutura em dupla hélice da molécula do ácido desoxirribonucleico (ADN).

As investigações científicas dos três proporcionaram os meios para compreender como se copia a informação hereditária. Eles descobriram que a molécula de DNA é formada por compostos químicos chamados nucleotídeos. Cada nucleotídeo consta de três partes: um açúcar chamado desoxirribose, um grupo fosfórico e uma das quatro possíveis bases nitrogenadas: adenina (A), timina (T), guanina (G) e citosina (C). Posteriormente, Arthur Kornberg apresentou provas experimentais da exatidão do modelo apresentado. Em 1968 foi diretor do Laboratório de Biologia Quantitativa de Cold Spring Harbor, Nova Iorque. Escreveu “The Double Helix” (“A Dupla Hélice”, 1968), história da descoberta da estrutura do DNA. Também participou do Projeto do Genoma Humano. Em 2010, foi eleito presidente do Comitê Científico da Fundação Champalimaud.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados