franz-bopp ft1Nasceu no dia 14 de setembro de 1791, na cidade de Mainz, região da Renânia, Alemanha. Morreu no dia 23 de outubro de 1867, na cidade de Berlim. Estudou na cidade de Aschaffenburg, na Bavária. Em 1812, transferiu-se para Paris, França, onde realizou estudos de sânscrito. Em 1816, publicou o livro intitulado “Sobre o Sistema de Conjugações No Sânscrito Comparado Àqueles do Grego, Latim, Persa e Germânico”.

Ele procurava as origens comuns de formas gramaticais ou inflexões naquelas línguas. Através de uma análise histórica dessas formas, aplicadas aos verbos, forneceu o primeiro material fidedigno para uma história comparada das línguas. No ensaio “Comparação Analítica do Sânscrito, Grego, Latim e Línguas Teutônicas”, publicado em 1820, estendeu a todas as partes da gramática as análises que, no primeiro livro, só se preocupavam com o verbo. Realizou uma edição crítica com traduções em latim do “Nala e Damayanti”, episódio do “Mahabarata”, livro sagrado dos hindus.

franz-bopp ft2Em 1821, foi indicado para a cátedra de sânscrito e gramática comparada da Universidade de Berlim. No ano seguinte, foi eleito membro da Real Academia Prussiana. Publicou, em 1927, o “Tratado Extensivo da Língua Sânscrita”. Entre 1833 e 1852, dedicou-se a uma gramática comparada que absorveu o sânscrito, o zend, o grego, o latim, o lituano, o eslavo, o gótico e o alemão. Tentou, nessa obra, descrever a estrutura original das línguas, além de traçar suas leis fonéticas e investigar as origens das suas formas gramaticais. De acordo com os registros históricos, não obstante a sua formação científica, morreu na miséria em 1867.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados