Georges Simenon
ft2ft1

GEORGES JOSEPH CHRISTIAN SIMENON nasceu no dia 12 de fevereiro de 1903, na cidade de Liège, Região da Valônia, Bélgica. Morreu no dia 4 de setembro de 1989, na cidade de Lausanne, Suíça. É um dos maiores autores europeus do Século XX. Escreveu 192 romances e 138 novelas, além de obras autobiográficas. De acordo com os números do mercado editorial, a tiragem de seus livros atinge mais de 500 milhões de exemplares. É o autor belga mais traduzido no mundo. Seu personagem mais famoso é o Comissário Maigret, protagonista de 75 novelas e oito contos. É um dos personagens mais adaptados para o cinema e a televisão. A procura por histórias do personagem era tanta que os familiares criaram a Produtora Maigret. Só em 2017 foram dois telefilmes feitos para a Rede de Televisão Independente do Reino Unido.

No Brasil, o autor também é um dos mais traduzidos. Em 2017, a Companhia das Letras publicou pela primeira vez “O Círculo dos Mahé”. De acordo com a sinopse, aos trinta e cinco anos, casado e com dois filhos, o Dr. François Mahé ainda mora com a mãe e leva uma típica vida pequeno-burguesa. Num certo verão, decide ir com a família à Ilha de Porquerolles, no sul da França. Ao ser chamado para examinar uma mulher no leito de morte, o médico fica fascinado pela filh mais velha da paciente. Começa, então, uma história de obsessão e crise profunda. Com o passar do tempo, o médico será impelido a retornar à ilha mediterrânea ano após ano, hipnotizado que ficou pela garota. O autor, segundo a crítica, faz um retrato soturno de um homem medíocre que vislumbra uma alternativa à banalidade, mas sofre para conseguir o objetivo.

os poroes do majestic1Outros No Brasil
2014  A NEVE ESTAVA SUJA
2014  A NOITE DA ENCRUZILHADA
2014  INFERNO A BORDO
2014  O CACHORRO AMARELO
2014  O CAVALARIÇO DA PROVIDENCE
2014  O ENFORCADO DE SAINT-PHOLIEN
2014  PIETR, O LETÃO
2015  A DANÇARINA DO CABARÉ
2015  O QUARTO AZUL
2015  SOMBRAS NA PLACE DES VOSGES
2015  O CASO SAINT-FIACRE
2015  O FINADO SENHOR GALLET
2015  UM CRIME NA HOLANDA
2016  A GAFIEIRA DE DOIS TOSTÕES
2016  MAIGRET ENTRE OS FLAMENGOS
2017  OS PORÕES DO MAJESTIC

a-dancarina-do-cabare1Jules Maigret
22/01/2015 — Já está nas livrarias do Brasil o novo livro do belga Georges Simenon. Trata-se do romance “A Dançarina do Cabaré”, que sai pela Companhia das Letras, com tradução de André Telles. Jean Chabot e René Delfrosse são amigos adolescentes na Bélgica dos anos de 1930. O primeiro, filho de uma família rica, arrasta o segundo para a vadiagem nas ruas. Eles realizam pequenos furtos e fazem visitas ao Cabaré Gai-Moulin, onde abusam da bebida, assediam a dançarina Adèle e bolam um plano para furtar o dinheiro do caixa. Quando a oportunidade finalmente se apresenta, tudo o que os rapazes encontram é o corpo sem vida de um desconhecido. Começa mais um suculento mistério a ser desvendado pelo comissário Jules Maigret, o delicioso personagem criado pelo autor e presente em 75 dos seus romances. 


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados