20210311aJulio
Cortázar

JÚLIO FLORÊNCIO CORTÁZAR nasceu no dia 26 de agosto de 1914 na cidade de Ixelles, Região Metropolitana de Bruxelas, Bélgica. Morreu no dia 12 de fevereiro de 1984 na cidade de Paris, França. Filho de argentinos, mudou para o país natal dos pais ainda criança. Viveu num subúrbio de Buenos Aires desde os cinco anos. Aluno brilhante, com treze anos conhecia de cor as obras do americano Edgar Allan Poe e do francês Júlio Verne. Na faculdade, formou-se para o magistério. Paralelamente à carreira de professor, iniciou a carreira de escritor. O primeiro livro de sonetos, intitulado “Presença”, foi publicado em 1938. Em 1948, obteve o título de tradutor público de inglês e francês.

Neste mesmo ano, publicou o livro “Os Reis”, poema dramático no qual faz uma revisão revolucionária da lenda mitológica grega do Minotauro. Despertou a atenção da crítica em 1951 com a coletânea de contos fantásticos “Bestiário”. Publicou mais de quarenta livros entre 1938 e 2010. A crítica costuma colocar como os melhores trabalhos dele os romances “O Jogo da Amarelinha” de 1963 e “Histórias de Cronópios e de Famas” de 1964. No primeiro, ele narra de forma introspectiva a história do personagem Horacio Oliveira. No segundo, dá vida a três personagens: os cronópios, seres que não atribuem importância exagerada às coisas, os famas, seres totalmente contrários aos cronópios, e as esperanças, seres preguiçosos, desanimados e sedentários. É um dos escritores mais festejados da América Latina em todos os tempos.

amarelinha c1Amarelinha
29/06/2019 — Está chegando às livrarias a obra “O Jogo da Amarelinha”, do autor argentino Júlio Cortázar. O autor é um dos mais celebrados da América, comparável ao conterrâneo Jorge Luís Borges e ao americano Edgar Alan Poe, no que concerne ao rompimento dos moldes clássicos na literatura. Neste livro, publicado originalmente em 1963, está o relato do caso de amor entre um intelectual argentino no exílio com uma misteriosa uruguaia. A nova edição, com a assinatura da Companhia das Letras,traz uma seleção de cartas do autor sobre a escrita. O projeto gráfico ficou por conta do Richard McGuire. Ainda tem textos do Haroldo de Campos, do Mario Vargas Llosa, do Julio Ortega e do Davi Arrigucci Jr. O livro tem 592 páginas, e preço sugerido de R$ 109,90.


 

Grandes Autores

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados