Oto 1.º
vs. Igreja

oto213/02/962 — Foi publicado no dia treze de fevereiro do ano 962 (há 1.064 anos) o decreto “Privilégio Otoniano”. Trata-se de uma lei baixada pelo então imperador do Sacro Império Romano-Germanico, o Oto 1.º, com o objetivo de controlar a Igreja Católica, instituição imersa na época na corrupção. Esse “privilégio” dava ao imperador o poder de interferir na eleição dos papas e organizar as questões políticas e militares na cidade de Roma. Mas também mantinha sob a administração da igreja os estados pontifícios, diversas cidades e territórios na Península Itálica. O ato do imperador recebeu a aprovação do então Papa João 12.

O “privilégio” foi confirmado no Decreto Henriquiano, lei assinada no dia da Páscoa de 1020 pelo então imperador Henrique 2.º e o Papa Bento 8.º.  Nas décadas seguintes, alguns papas, a partir do Leão 9.º, iniciaram uma reforma na igreja. No bojo dessa reforma, a igreja se opôs ao privilégio do imperador, fato que limitava a sua autonomia. Assim, o privilégio foi formalmente abolido pelo Papa Nicolau 2º no Concílio de Latrão em 1059.O papa baixou um decreto estabelecendo que a partir daquele momento, a eleição de um novo papa seria prerrogativa exclusiva de um Colégio de Cardeais, decisão que permanece até hoje. Dessa medida papal, decorreu um conflito entre a igreja e o Sacro Império entre 1076 e 1122, conflito conhecido como a “Questão das Investiduras”.

Amazonas

13/02/1542 — O dia treze de fevereiro de 1542 (há 484 anos) marca a descoberta do Rio Amazonas pelos colonizadores espanhóis Gonzalo Pizarro e Francisco de Orellana. Originalmente, o imenso curso d´água recebeu o nome de Mar Doce tal a quantidade de água. Tem uma vazão média de 209 mil metros cúbicos por segundo. O rio nasce no Monte Mismi na Cordilheira dos Andes no Peru a uma altura de 5.270 metros. Depois de percorrer 6.400 quilômetros pelos territórios do próprio Peru, da Colômbia e do Brasil, deságua no Oceano Atlântico no Estado do Pará. É o segundo maior rio do mundo em extensão, mas é o primeiro em volume de água. O Rio Amazonas abriga diversas espécies de peixes, com destaque para o Tambaqui e o Candiru.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados