Patriarca

atanasio221/02/362 — Aconteceu no dia 21 de fevereiro de 362 (há 1.664 anos) a volta do Patriarca Atanásio à cidade de Alexandria no Egito. Esse foi o terceiro período de exílio do religioso por causa dos conflitos com os imperadores romanos. Essa terceira volta teve a permissão do imperador Flávio Joviano, que professava a fé cristã. Anteriormente a esse período, o patriarca tinha sido exilado pelo imperador Constantino 2.º no ano 335. Ele cumpriu a pena na cidade de Trier na Alemanha. No ano 339, ele fugiu devido à perseguição do imperador Constâncio 2.º. Depois disso, ele voltaria a ser exilado pelo imperador Flávio Juliano em 363 e pelo imperador Flávio Valente em 365.

ATANÁSIO DE ALEXANDRIA nasceu em dia e mês incertos do ano 296 na cidade de Alexandria no Egito, de acordo com os registros da Enciclopédia Católica. Morreu no dia dois de maio do ano 373. Ordenou-se diácono no ano 319. Exerceu diversos cargos na igreja de Alexandria, então a maior referência do catolicismo depois de Roma. Versado em gramática e retórica, atingiu o maior cargo na hierarquia da igreja alexandrina — bispo patriarca — no ano 328. Desde então houve enfrentamentos com vários imperadores romanos, o que lhe valeu cinco penas de exílio. Pelos serviços prestados à igreja, o Atanásio foi canonizado (tornado santo) por aclamação popular logo após a sua morte. A festa litúrgica é realizada tradicionalmente no dia dois de maio.

Batalha do
Monte Castelo

21/02/1945 — Terminou no dia 21 de fevereiro de 1945 (há 81 anos) a Batalha do Monte Castelo no contexto da Segunda Guerra Mundial. O conflito começou no dia 25 de novembro de 1944. Opôs a Força Expedicionária Brasileira, apoiada por forças americanas, ao exército alemão. O objetivo dos aliados era impedir a progressão alemã no norte da Itália. Nos quase três meses de combate morreram 417 brasileiros. Oito foram feitos prisioneiros. Depois de diversas batalhas, os brasileiros finalmente tomaram o Monte Castelo, posição estratégica para assegurar a vitória final dos aliados no teatro de guerra italiano. A vitória da Força Expedicionária Brasileira é reverenciada com uma das mais espetaculares da Segunda Guerra Mundial.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados