Batalha
de Lugduno

19/02/197 — Aconteceu no dia dezenove de fevereiro de 197 (há 1.829 anos) a Batalha de Lugduno, cidade hoje chamada de Lyon, no centro-leste da Gália (França). O conflito opôs os exércitos do imperador Sétimo Severo e do usurpador Clódio Albino. A vitória do Severo o estabeleceu finalmente como o único imperador do Império Romano. A batalha é considerada a maior, mais renhida e mais sangrenta de todos os confrontos entre as forças romanas. O historiador Dião Cássio coloca o número de envolvidos em trezentos mil. Teriam morrido no confronto mais de cem mil soldados de um lado e de outro.

Após o assassinato do imperador Públio Pertinax em 193, começou uma luta para a sucessão, o chamado ano dos cinco imperadores. O auto-proclamado imperador Dídio Juliano teve de enfrentar o comandante da Panônia e suas legiões, o Sétimo Severo. Antes de se mudar para Roma, o Severo fez uma aliança com o poderoso comandante da Britânia, o Clódio Albino. Mas, após derrotar o governador da Síria em 194, lançou uma campanha de sucesso no Oriente em 195. Severo tentou legitimar o seu poder único. Atos posteriores quebraram a “aliança” com o Albino. Este então foi proclamado imperador por suas tropas. O Severo reuniu seu exército e seguiu para a Gália (França). Os dois exércitos se enfrentaram em várias batalhas até a final ocorrida em Lugduno (Lyon).

Fonógrafo

19/02/1878 — Foi patenteado no dia dezenove de fevereiro de 1878 (há 148 anos) o instrumento chamado fonógrafo. Trata-se de uma invenção do empresário americano Thomas Edison. Foi o primeiro instrumento feito para gravação e reprodução de sons. Mas os primeiros anos não foram satisfatórios. Comercialmente, o fonógrafo só veio a ter importância a partir de 1886, quando o Charles Tainter e o Alexander Graham Bell o aperfeiçoaram. Eles criaram o cilindro removível e mudaram a sua composição para papelão coberto com cera. Duas empresas distintas foram formadas para explorar o cilindro e, no final da década, a comercialização dos aparelhos (o fonógrafo do Edison e o já gramofone do Bell) dava lucros significativos nos Estados Unidos e se espalhava pelo mundo.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados