20200806aFleming

ALEXANDER FLEMING nasceu no dia seis de agosto de 1881, na cidade de Lochfield, Escócia. Morreu no dia 11 de março de 1955, na cidade de Londres. Educou-se na capital inglesa. Após formar-se em Medicina, trabalhou em pesquisas sob a direção do médico Almroth Wright, pioneiro na terapia vacinal. Nesse trabalho, interessou-se pelas ações das bactérias e pelos anti-sépticos. Durante a Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, serviu como capitão no corpo médico do exército britânico. Depois do serviço militar, retornou ao trabalho de laboratório, retomando também os estudos das bactérias.

O primeiro resultado das pesquisas foi a descoberta do antibiótico lisozimaEm 1928, veio a grande descoberta. Enquanto fazia pesquisas sobre a gripe, desenvolveu, acidentalmente, um mofo numa cultura de estafilococos. Descobriu que o mofo havia formado ao redor dele um círculo livre de bactérias. Aprofundando as pesquisas, chegou à conclusão de que uma cultura líquida de mofo inibia ou evitava o crescimento do estafilococo, mesmo quando diluída oitocentas vezes. Deu o nome a essa substância de penicilina. Publicou os resultados dos estudos no Jornal de Patologia Experimental em 1929. Por causa dessas descobertas, elegeu-se membro da Real Sociedade em 1943. Também recebeu o título de cavaleiro do reino britânico em 1944. A consagração final aconteceu em 1945 com o Prêmio Nobel de Medicina.

20200806bPenicilina
As penicilinas são antibióticos do grupo dos betalactâmicos profusamente utilizados no tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis. A maioria das penicilinas são derivadas do ácido 6-aminopenicilânico, diferenciando-se umas das outras conforme a substituição na cadeia lateral do seu grupo amino. A benzilpenicilina, ou penicilina G, foi o primeiro antibiótico amplamente utilizado na medicina. A descoberta foi atribuída ao médico e bacteriologista escocês Alexander Fleming em 1928, juntamente com os cientistas Ernst Boris Chain e Howard Walter Florey. Eles  criaram um método para produzir em massa o medicamento. O fármaco está disponível desde 1941, sendo o primeiro antibiótico a ser utilizado com sucesso.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados