e-v-behring1Emil von Behring

EMIL ADOLF VON BEHRING nasceu no dia 15 de março de 1854, na localidade de Hansdorf, Alemanha. Morreu no dia 31 de março de 1917, na localidade de Marburg.

Como não tinha recursos para custear uma universidade, estudou no Corpo de Médicos do Exército, tornando-se em 1888 professor da Escola Médica do Exército, em Berlim. Assistente de Robert Koch no Instituto de Doenças Infecciosas em 1889, lecionou sucessivamente em Halle (1894) e Marburg (1895). Em 1890, quando trabalhava com o japonês Shibasaburo Kitasato, descobriu antitoxinas e estabeleceu a possibilidade de assegurar imunidade ao tétano pelo tratamento de um soro retirado de um animal infeccionado.

Desenvolveu também uma antitoxina da difteria, o que tornou possível sua imunização. Por esse trabalho, conquistou, juntamente com o francês Pierre Roux, o prêmio da Academia de Medicina e do Instituto da França. Em 1901, recebeu o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia. Foi o primeiro a receber a láurea por causa das suas contribuições para esse ramo da ciência, especialmente no que diz respeito à soroterapia. Interessou-se financeiramente pela industrialização do soro antitóxico pela Farbwerke Höchst, que construiu um laboratório e instalou equipamentos especiais para suas pesquisas. Conseguiu descobrir uma vacina para tuberculose em gado, cujo resultado, porém, não foi inteiramente satisfatório.

e-v-behring2


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados