theodor-schwann1Theodor Schwann

Nasceu no dia 7 de dezembro de 1810, na localidade de Neuss, Alemanha. Morreu no dia 11 de janeiro de 1882, na cidade de Colônia.

Depois de estudar em Colônia, Bonn e Würtzburgo, formou-se em medicina na Universidade de Berlim em 1834, passando a auxiliar Johannes Peter Müller em suas experiências no campo da fisiologia. Nessa ocasião, orientou suas pesquisas para os aspectos físico-químicos da vida. Foi professor na Universidade de Louvain, França, em 1838, transferindo-se depois para Liège, Bélgica, onde lecionou até pouco tempo antes de falecer. Depois que diversos pesquisadores demonstraram, entre 1825 e 1837, que os lêvedos da cerveja e do vinho são células que se reproduzem por germinação, identificou esporos nesses lêvedos.

Provou que os processos digestivos necessitavam da presença de um fermento, a que chamou de “pepsina”. Ao pesquisar as leis das contrações musculares (1837), descobriu o músculo estriado existente na parte superior do esôfago. Em sua obra Investigações Microscópicas sobre a Concordância na Estrutura e Crescimento das Plantas e Animais (1839), formulou a teoria celular. Sustentou que tanto os tecidos animais como os vegetais são constituídos por células. Introduzindo o uso do termo, expôs que as células, em ambos os casos, são de caráter idêntico. Foi laureado com a Medalha de Copley (o Oscar das ciências) em 1845.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados