edward-jenner in1Jenner

EDUARDO JENNER nasceu no dia 17 de maio de 1749 e morreu no dia 26 de janeiro de 1823, na cidade de Berkeley, Gloucestershire, Inglaterra. Filho de um pastor, aos treze anos começou a estudar medicina com Daniel Ludlow, um médico-cirurgião de Sodbury, perto de Bristol. Em 1770, foi para Londres por três anos, para estudar com o naturalista e cirurgião John Hunter.

Durante esse período, trabalhou para sir Joseph Banks na preparação e organização dos espécimes zoológicos que o chefe havia reunido na primeira viagem do capitão James Cook à Terra Nova, em 1771. Num de seus escritos para a sociedade médica local, ele antecipou as descobertas sobre doenças reumáticas do coração. Estudou também ornitologia e geologia. Retornando à sua cidade natal, começou a praticar a medicina. Familiarizado com a tradição local segundo a qual aqueles que tivessem “cowpox” (varíola bovina) estavam imunes à varíola, testou isso experimentalmente.

Inoculou um menino sadio e descobriu que, a seguir, não era possível infectá-lo com varíola. Depois, demonstrou que dez pessoas que sabidamente haviam tido “cowpox” naturalmente eram também imunes à varíola. Em terceiro lugar, demonstrou que a varíola bovina podia ser transferida de pessoa a pessoa, carregando a imunização à varíola com ela. Em 1798, publicou Uma Inquirição Sobre as Causas e Efeitos da Vacina de Varíola. Apesar de essa obra causar diversas controvérsias, tanto no mundo médico como no clero, o sucesso da vacinação com vírus das vesículas da “cowpox” levaram à sua adoção. As raras falhas decorriam de técnica defeituosa.

Há estimativas de que cerca de 100 mil pessoas foram vacinadas em 1800. A prática se espalhou através da Europa e das Américas. Em 1807, a Bavária (Alemanha) tornou a vacina obrigatória e, em pouco tempo, diversos países adotaram a medida. Em 1802, o pesquisador recebeu do parlamento 10 mil libras para que continuasse vacinando os pobres (às vezes trezentas pessoas por dia) sem nada cobrar. Pelo trabalho, recebeu graus honorários das universidades de Oxford e de Harvard. Em 1822, publicou Sobre a Influência de Erupções Artificiais em Algumas Doenças. No ano seguinte, apresentou seu último trabalho: Sobre a Migração dos Pássaros.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados