alfred-adler in2Alfred Adler

Nasceu no dia 7 de fevereiro de 1870, na cidade de Viena. Morreu no dia 28 de maio de 1937, na cidade de Aberdeen, Escócia, vítima de infarto.

Formou-se em Medicina, Psicologia e Filosofia na Universidade de Viena em 1895. Praticou Clínica Geral antes de dedicar-se à Psicanálise. Publicou em 1898 sua primeira obra, na qual expôs o princípio de que os seres humanos não podem ser considerados isoladamente, mas sim em relação ao seu meio ambiente global. Ao ser convidado, aceitou trabalhar com Sigmund Freud, mas exigiu que nenhum deles impusesse seus pontos de vista. Essa exigência faria com que o trabalho conjunto durasse pouco. Logo após, ao regressar do serviço militar prestado durante a Primeira Guerra Mundial, passou a preocupar-se com a orientação da criança como método preventivo na psicologia médica.

alfred-adler in3Com o apoio do governo austríaco, abriu centros de orientação infantil em escolas de Viena, Berlim e Munique. Entrevistas públicas de orientação familiar, seguidas de discussões, disseminaram seus métodos e suas teorias, sobretudo entre educadores. Realizou inúmeras conferências na Europa e nos Estados Unidos, para onde viajou em 1926. Foi professor visitante na Universidade de Colúmbia. A série de conferências, sob o título Para Conhecer a Natureza Humana, realizada neste período e recolhida por um dos seus alunos, é considerada sua obra fundamental.

Ao pansexualismo freudiano, opôs sua teoria da vontade individual de ser e de poder. Em 1932, lecionou no Long Island College of Medicine e desde 1930 vinha se esforçando para divulgar sua doutrina de interesse social diante do totalitarismo europeu. Em 1934, viu todos os centros de orientação que fundara na Áustria e na Alemanha fechados pelos nazistas. Deixou para a posteridade as obras Prática e Teoria da Psicologia Individual e Problemas da Neurose. Escreveu também: Construção Neurótica, O Caráter Neurótico, Compreendendo a Vida, Estudos Sobre a Inferioridade dos Orgasmos, O Menino Difícil e Interesse Social. Embora perseguido pelos nazistas, pôde divulgar a sua obra por todo o mundo, quando foi trabalhar nos Estados Unidos.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados