JOÃO BATISTA MASCARENHAS DE MORAIS nasceu no dia 13 de novembro de 1883 na cidade de São Gabriel, Estado do Rio Grande do Sul. Morreu no dia 17 de setembro de 1968 na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou com 16 anos Escola Preparatória do Exército na cidade gaúcha de Rio Pardo. Transferiu-se depois para a Escola Militar do Brasil no Rio de Janeiro. Saiu de lá em 1905 com o título de alferes. Formou-se em engenharia militar, matemática e ciências físicas na Escola de Artilharia e Engenharia do Realengo também na capital carioca. Formou-se com a patente de primeiro-tenente.
Nesse posto, participou da demarcação da fronteira do Brasil com a Bolívia entre 1910 e 1914. Também trabalhou na confecção do Tratado de Petrópolis (1903) que incorporou o Estado do Acre ao território brasileiro. Respeitando com rigor a disciplina militar, esteve sempre, desde o posto de capitão, à frente das unidades que comandou contra os movimentos revolucionários que perturbaram o país entre 1922 e 1935. No posto de coronel, comandou a Escola Militar do Realengo e a 9.ª Região Militar no Mato Grosso em 1937-1938. Nos postos de general-de-brigada e de general-de-divisão, teve atuação preponderante no adestramento das tropas brasileiras ante a perspectiva de uma luta contra o expansionismo nazi-fascista.
No comando da 7.ª Região Militar de São Paulo em 1943, também participou de campanhas com o objetivo de preparar a opinião pública para a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Definida a entrada no conflito, ganhou o comando da 1.ª Divisão de Infantaria Expedicionária em dezembro de 1943. Sob o comando dele, as forças brasileiras conquistaram diversas cidades italianas, com destaque para a Monte Castelo e a Castelnuovo. Também capturou uma perigosa divisão alemã em ações no território italiano. Terminada a guerra, transferiu-se em 1946 para a reserva no posto de general-de-exército. No mesmo ano, a Assembleia Nacional Constituinte concedeu a ele nas disposições transitórias o posto de marechal. Ao falecer em 1968 foi sepultado com honras de ministro de estado.