01Médici

EMÍLIO GARRASTAZU MÉDICI nasceu no dia quatro de dezembro de 1905 na cidade de Bagé, Estado do Rio Grande do Sul. Morreu no dia nove de outubro de 1985 na cidade do Rio de Janeiro. Foi o 28.º presidente do Brasil. Assumiu o mandato no dia 30 de outubro de 1969 e governou até o dia 15 de março de 1974. Filho de um imigrante italiano com uma uruguaia de origem espanhola, estudou no Colégio Militar de Porto Alegre. Depois, em 1927, formou-se oficial de cavalaria na Escola Militar do Realengo no Rio de Janeiro.

Passou por diversos cargos de importância no exército até conseguir a patente de general-de-brigada em 1961. Por ocasião do golpe militar de 1964 ocupava o cargo de comandante da Academia Militar de Agulhas Negras. Depois do golpe, seguiu para os Estados Unidos como adido militar. De volta ao Brasil em 1967, assumiu a chefia do Serviço Nacional de Informações. Dois anos depois foi nomeado para o cargo de comandante do Terceiro Exército, sediado em Porto Alegre. Com os problemas de saúde do então presidente Costa e Silva, posicionou-se como o principal aspirante ao cargo. Condicionou a candidatura, porém, à reabertura do Congresso Nacional.

No Colégio Eleitoral, elegeu-se presidente da república ao receber 293 votos dos deputados e senadores. O governo dele ficou marcado por um excepcional crescimento econômico. Esse período passou à história como a era do “Milagre Brasileiro”. Houve grande ascensão da classe baixa e da classe média. Cresceu muito o consumo de bens duráveis e a produção de automóveis, tornando-se comuns nas residências o televisor e a geladeira. No campo social, o Médici criou o Plano de Integração Social (PIS) e o Programa de Assistência Rural (PRORURAL). Este último previa benefícios de aposentadoria e aumento dos serviços de saúde para os trabalhadores rurais. Na parte política, passou para a história como um governo repressor, tanto na perseguição aos opositores quanto na censura à imprensa.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados