kruschev in1Nikita Kruschev

NIKITA SERGEEVICH KRUSCHEV nasceu no dia 17 de abril de 1894, na localidade de Kalinovka, Kursk, Rússia. Morreu no dia 11 de setembro de 1971, na cidade de Moscou. Filho de um mineiro, trabalhou desde a infância, incialmente como pastor e depois como operário na região mineradora de Donetz. Em 1914, foi mobilizado para a guerra. Em 1917, uniu-se ao Exército Vermelho e participou por três anos da guerra civil. Depois, retornou ao trabalho, mas logo iniciou estudos numa escola industrial (1922-1925) e se tornou um dos principais chefes do Partido Comunista em Youzovka. Em Moscou, fez estudos superiores de engenharia (1929-1931) e se tornou primeiro secretário do partido num distrito da capital.

kruschev-kennedy1Em pouco tempo, conquistou posições importantes como a de membro do Comitê Central, em 1934, e primeiro secretário da região de Moscou, entre 1935 e 1938. Ocupou-se principalmente da industrialização da capital e da construção do metrô. Foi eleito para Soviete Supremo em 1937, sendo, a seguir, imposto por Josef Stálin como primeiro secretário do partido na Ucrânia em 1938, com a missão de eliminar partidários da descentralização. Em 1939, entrou para o Politburo, a maior instância do Partido Comunista Soviético.

Depois do pacto entre a União Soviética e a Alemanha, boa parte da Polônia foi anexada pelo país. Ele ficou encarregado dessa operação no início de 1940. Com a invasão alemã de 1941, comandou a evacuação da indústria ucraniana e organizou grupos para lutar contra as tropas nazistas. Teve papel importante na defesa de Stalingrado e foi nomeado tenente-general em 1943. Reconquistada a Ucrânia, dirigiu a punição dos habitantes acusados de colaborar com os nazistas, dedicando-se também ao reerguimento da região. Em 1949, foi chamado para ser o primeiro secretário do partido na região de Moscou.

Com a morte de Stálin em 1953, foi nomeado primeiro secretário do partido em toda a União Soviética. Participou da eliminação de Lavrentiy Beria, que rivalizava com ele nos altos escalões partidários. Em 1955, apareceu publicamente no primeiro plano da hierarquia. Embora tendo participado dos expurgos ordenados por Stálin, compreendeu a necessidade de mudanças. Em fevereiro de 1956, no XX Congresso do partido, denunciou os atos do antigo chefe. Daí em diante, as relações com a China comunista se deterioraram, mas, em compensação, houve a reconciliação com a Iugoslávia.

kruschev-fidel1A onda de “desestalinização” criou condições políticas mais brandas na União Soviética. Em julho de 1957, conseguiu a eliminação do grupo “antipartido”, formado principalmente por Vyacheslav Molotov, Geórgiy Malenkov e Lazar Kaganovitch. Em outubro, demitiu o ministro da Defesa, marechal Gueorgui Jukov. Em março de 1958, acumulou os cargos de primeiro secretário do partido e o de primeiro-ministro. Na política externa, contrapunha declarações agressivas à prudência que observava de fato, baseado na ideia de coexistência pacífica. As relações com os Estados Unidos melhoraram, apesar do fracasso de seus encontros com os mandatários de outras potências.

Por motivos de propaganda, lançou novamente a crise de Berlim, com a construção do muro que dividiu a cidade, em agosto de 1961. Evitou, porém, que essa crise atingisse o seu ponto crítico. Em outubro de 1962, cedendo à pressão de John Kennedy, retirou os mísseis de ataque que haviam sido instalados em Cuba. Em 1963, concluiu um acordo com os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, limitando as experiências nucleares ao subsolo. Mas sua forte personalidade era pouco adequada aos princípios da “direção colegiada”, estabelecidos após a morte de Stálin. Em 1964, foi bruscamente exonerado de todas as suas funções e substituído, como primeiro secretário do partido, por Leonid Brejnev, e, como primeiro ministro, por Alexei Kossyguin


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados