01Literatura

Um dos romances mais célebres de todos os tempos — “Jane Eyre” — foi escrito por uma mulher: Charlotte Brontë. O lançamento do livro se deu no dia 16 de outubro de 1847. No Brasil, a primeira edição deu as caras somente 1983. A tradução coube ao autor carioca Marcos Santarrita. Estima-se que mais uma outra centena de países tenham traduzido a obra. O romance atravessou os tempos e se transformou num clássico da literatura. O livro recebeu diversas adaptações para o cinema. A última aconteceu em 2011, uma produção inglesa que trouxe a bela atriz australiana Mia Wasikowska no papel-título.

O texto conta a história de uma mulher jovem que precisa lutar pela sobrevivência. Ela não tem o respaldo do dinheiro, da família ou privilégios de classe. A órfã Jane se vê entre dois conjuntos muitas vezes conflitantes de impulsos. Por um lado, é estoica, modesta e abnegada. Por outro, é arrebatadora, de espírito independente, rebelde em face da injustiça. Na criancice sofreu primeiro sob a guarda de uma tia, a rica Senhora Reed. Depois vem o regime opressivo da escola, um internato para onde a tia a envia. Mais à frente, como uma empregada doméstica, barreiras impedem o seu amor pelo Senhor Rochester. Mas a distância social não é a principal barreira e sim o fato de ele ser casado com uma megera execrável. Mas fortes elementos de coincidência levam a um final feliz.

charlotteAutora
CHARLOTTE BRONTË nasceu no dia 21 de abril de 1816 na cidade de Thornton no Condado de York na Inglaterra. Morreu no dia 31 de março de 1855 na cidade de Haworth no mesmo condado. Começou a carreira de escritora em 1846 ao publicar uma série de poemas em conjunto com as irmãs Emily e Anne. O primeiro romance — o “Jane Eyre” — veio em 1847. Seguiram-se mais dois romances: “Shirley” de 1849 e “Villette” de 1853. Morreu muito jovem (trinta e nove anos). A certidão de óbito indica como causa a tuberculose. Mas alguns biógrafos defendem a tese de que a escritora tenha morrido de desidratação e subnutrição em razão da dificuldade de se alimentar durante a gravidez.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados