Cão
O romance policial “O Cão dos Baskervilles” foi lançado originalmente em 1902 na cidade de Londres. O original do autor britânico Arthur Conan Coyle tem 359 páginas. O texto mereceu diversas traduções, com destaque para o francês, o alemão, o russo e o português. No Brasil, a obra chegou ao mercado através de diversas editoras ao longo do tempo, com destaque para as edições de 1998 (L&PM) e de 2003 (Scipione). O livro foi diversas vezes adaptado para o cinema e a televisão. A última adaptação aconteceu em 1978. Os britânicos Peter Cook e Dudley Moore interpretaram o Sherlock Holmes e o Dr. Watson, respectivamente.
Trata-se de uma das melhores histórias do personagem Sherlock Holmes. Tornou-se um clássico da literatura de mistério. A atmosfera do enredo é aterrorizante. Quando o Charles Baskerville morre, passam a circular rumores de que a morte teria sido causada pelo gigantesco cão, animal que vem assombrando a família há anos. Quando o herdeiro Henry Baskerville chega para tomar posse da herança, o cético Sherlock Holmes é chamado para investigar o caso. Na trama, o autor entremeia os gemidos de uma mulher, um mordomo misterioso, um assassino foragido e o espectro do cão fantasmagórico. Nesse romance, o Conan Doyle exibe seu interesse pelo oculto, além do talento do Sherlock Holmes para a investigação científica.
Referência
SHERLOCK HOLMES é um detetive consultor da era vitoriana, famoso pela inteligência excecional, lógica e habilidades de observação e dedução. Ele usa a ciência forense para resolver crimes difíceis. É uma figura solitária e um tanto fria. Interessa-se mais pela resolução de quebra-cabeças do que pelos sentimentos humanos. Mas também exibe inseguranças e um vício em cocaína quando não está trabalhando em casos estimulantes. Diversos atores famosos já interpretaram o personagem no cinema. O destaque vai para o Robert Downey Jr. Ele fez o personagem nos filmes “Sherlock Homes” em 2009 e “Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras” em 2011. Em 2025 começou as filmagens do “Sherlock Holmes 3”.