Casa

O A CASA SORTURNA foi lançado originalmente em fascículos entre 1852 e 1853 em Londres pelo Charles Dickens. A primeira edição em língua portuguesa saiu apenas em 1964. Atualmente está nas livrarias e nas estantes virtuais uma edição de luxo lançada pela Editora Nova Fronteira. A edição, dividida em dois volumes, atualiza a clássica tradução do Oscar Mendes e conta com prefácio especial da Sandra Guardini Vasconcelos. O romance é considerado pela crítica o mais perfeito do autor britânico. No texto, o Dickens mostra as imperfeições das leis da época vitoriana na Inglaterra.

O romance começa com bruma. De acordo com o autor, bruma por toda parte. Bruma rio acima entre verdes ilhotas e prados. Bruma rio abaixo, onde rola maculada entre os grupos de barcos e a poluição ribeirinha de uma suja cidade. No centro da bruma, ainda mais sujo, jaz o poder judiciário. A corrupção legal permeia o romance como uma doença. Resulta em particular de um processo. Todos os personagens do livro têm uma ligação. O processo se tornou complexo e longevo. Pessoas vivem e morrem como querelantes nele. Estruturada em torno das maquinações do poder judiciário, a narrativa fornece uma dissecação brilhante das camadas da sociedade de então.

Na realidade, a esfera pública inglesa como um todo é satirizada no romance. Tudo se assemelha ao poder judiciário. No poder legislativo (parlamento), a aristocracia provinciana e a filantropia cristã são caricaturas de gente moribunda e egoísta. Em algum nível inconsciente, toda a vida pública está maculada por uma cumplicidade entre classes, poder, dinheiro e a lei. A vida privada e interior é afetada também. A narrativa é dividida entre a terceira pessoa e a heroína do romance, a Esther Sommerson. Ela diz respeito tanto à disposição moral quanto à crítica social. Os personagens, desde os muito sinceros aos brilhantemente frívolos, dos tolos e vaidosos aos vampirescos e perigosos, todos são iluminados nas trevas da obra indignada do Charles Dickens.

04 01 02 03

 


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados