Drácula
O romance “Drácula” foi lançado originalmente em Londres no dia 26 de maio de 1897. O original tem 418 páginas. O personagem criado pelo escritor irlandês Bram Stoker atravessou os tempos e se tornou um clássico do terror gótico. Deu origem a diversos outros livros e adaptações. A narrativa é feita por meio de cartas, diários e artigos de jornal. Não há um protagonista, mas abre com o advogado Jonathan Harker fazendo uma viagem de negócios para a Transilvânia. Ele fica hospedado no castelo de um nobre, o Conde Drácula. Harker escapa do castelo depois de descobrir que o Drácula é um vampiro.
Na ação, enquanto o Conde Drácula embarca para a Inglaterra em busca de novas presas, o Dr. Van Helsing inicia um plano complexo para deter o vampiro. A narrativa avança por uma série de relatos em primeira mão, anotações de diário e notas técnicas de médicos e cientistas. Cada um desses modos narrativos deveria representar um grau de verdade. Mas por meio deles, a presença do Drácula é constante. O fascínio e o horror do personagem residem na possibilidade de que mesmo as tecnologias mais avançadas, desenvolvidas em busca da racionalidade, não conseguem erradicar as forças do irracional. O sanguinário conde se tornou um ícone dos filmes de terror. Esse fenômeno levou os críticos a fazerem vastas interpretações psicanalíticas do texto.
Filme
O personagem Drácula motivou a produção de diversos filmes. Destaca-se a versão de 1992, trama dirigida pelo cineasta Francis Ford Coppola. O protagonista foi vivido pelo inglês Gary Oldman. Ainda no elenco estão o também inglês Anthony Hopkins no papel do “caça-vampiro” Van Helsing e a americana Winona Ryder no papel da Mina Murray. O filme recebeu quatro indicações para o Oscar. Venceu nas categorias de “melhor figurino”, “melhor maquiagem” e “melhor edição de som”. A produção fez US$ 215,8 milhões na bilheteria mundial. A última produção com o personagem, o “Drácula: A Última Viagem do Deméter” é de 2023. Ela foca o trecho do livro que relada a viagem do Drácula da Transilvânia para a Inglaterra a bordo do navio Deméter.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados