capaLivro
MULHERES APAIXONADAS, romance do autor inglês D. H. Lawrence, foi lançado originalmente em novembro de 1920 na cidade de Nova York. O original tem 536 páginas. Ao Brasil, o livro chegou pela primeira vez em 1941. Seguiram-se diversas edições. Teve várias traduções, com destaque para o francês, o russo e o português. Tornou-se um clássico da literatura mundial. O texto apresenta um tom de desespero contra uma civilização cada vez mais decadente e mecânica. Oferece uma leitura apocalíptica da sociedade inglesa em que um cataclismo purificador é permanentemente desejado.

Obra profundamente perturbadora, o livro teve sua publicação recusada por quatro anos após concluído pelo autor. O motivo foi a referência franca à sexualidade, à violência endêmica dos relacionamentos, à instabilidade das identidades e ao ceticismo de vários dos personagens. A trama gira em torno das irmãs Gudrun e Ursula Brangwen e seus relacionamentos destrutivos. A primeira se envolve com um rico empresário de minas de carvão. A união termina em tragédia. A segunda, depois de idas e vindas, consegue se estabilizar com um inspetor de escolas. O livro foi adaptado diversas vezes para a televisão e o cinema, com destaque para o filme homônimo de 1969. Pela atuação, a atriz Glenda Jackson faturou o Oscar.

lawrenceAutor
DAVID HERBERT LAWRENCE nasceu no dia onze de setembro de 1885 1885 na cidade de Nottingham no condado homônimo na Inglaterra. Filho de um mineiro pouco letrado e de uma professora primária. Começou a se interessar por literatura ainda na adolescência. Depois de formado na faculdade, passou a trabalhar como tradutor. Escreveu a primeira obra própria, o romance “O Pavão Branco”, em 1911. A pouca repercussão do livro não o desanimou. Ganhou projeção nacional em 1913 com o romance “Filhos e Amantes”. No total na carreira são treze romances, oito livros de contos, treze livros de poesias e nove peças teatrais. A crítica aponta como sua obra-prima o romance “O Amante da Lady Chatterley” de 1928.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados