baldassare-peruzzi in1Baldassare Peruzzi

BALDASSARE TOMMASO PERUZZI nasceu no dia 7 de março de 1481, na cidade de Siena, Toscana, Itália. Morreu no dia 6 de janeiro de 1537, na cidade de Roma.

Pintor, arquiteto, engenheiro, trabalhou, em Roma, ao lado de Rafael Sanzio e de Donato Bramante. Embora se dedicasse também à arquitetura, ocupou lugar de destaque entre os pintores renascentistas. Foi aluno de Bernardino di Betti, mais conhecido por Pinturicchio, e de Giovanni Bazzi, mais conhecido por Il Sodoma. Era extremamente tímido. Talvez essa peculiaridade tenha prejudicado seu desenvolvimento artístico. Fez-se notar pela primeira vez como pintor de afrescos na Capela São João, da Catedral de Siena (1501). Seu primeiro trabalho arquitetônico foi a Vila Farnesina (1509/21), onde se encontram também afrescos de Rafael.

Por volta de 1523, construiu o clássico portal de San Michelle, em Bosco, próximo de Bolonha. São atribuídos a ele o Palazzo Ossoli (1525) e o Palazzeto Spada, em Roma. Participou da reconstrução da Basílica de São Pedro, nos períodos de 1520 a 1527 e de 1532 a 1536, sobretudo devido à morte de Rafael (1520). Durante o saque de Roma, em 1527, pelo Sacro Império Romano-Germânico, refugiou-se em Siena, tornando-se arquiteto dessa então república. Em 1535, pouco antes de morrer, terminou sua mais importante obra arquitetônica: o Palazzo Massimo alle Colone, em Roma. Essa obra, com sua superfície curva, anunciava um novo sentido de forma. Como pintor, seus melhores afrescos estão na Capela Ponzetti em Santa Maria della Pace (1516/17). Destaque também para a obra Apolo Dançando com as Musas (abaixo).

baldassare-peruzzi in2


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados