pietro-de-cortona2Pietro de Cortona

PIETRO DE CORTONA nasceu no dia 1.º de novembro de 1596, na cidade de Cortona, Toscana, Itália. Morreu no dia 16 de maio de 1669, na cidade de Roma.

Aluno de Andrea Commodi e de Baccio Ciarpi, fez-se conhecer inicialmente por suas reproduções de Rafael Sanzio e de Caravaggio. Conquistou a proteção das famílias Sacchetti e Barberini, que, por muito tempo, financiaram a sua carreira. Algumas de suas primeiras composições profanas — O Triunfo de Baco (1624) e O Rapto das Sabinas (1630) — encantaram o espanhol Diego Velázquez, quando este foi a Roma escolher alguns quadros para a coleção do Felipe IV.

Executou o teto do Palácio Barberini entre 1633 e 1639. Em Florença, decorou diversas peças do Palácio Pitti. Na Camera Della Stuffa pintou as quadro idades da humanidade. Num apartamento do primeiro andar, ilustrou as virtudes necessárias a um príncipe. Fixou-se em Roma a partir de 1647, dividindo seu tempo entre a pintura decorativa e a arquitetura. Presenteou com a obra Príncipe, da Academia de São Lucas, a igreja dedicada ao seu patrono. Concebeu as fachadas de São Lucas e São Martino (1635), de Santa Maria in Via Lata (1656) e de Santa Maria da Paz (1658). No final da vida se dedicou mais à arquitetura.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados