judite e holofernes2Judite

26/06/2019 — Um comprador misterioso estrangeiro arrematou uma pintura do mestre italiano Caravaggio, descoberta há cinco anos num sótão francês, antes que ela fosse a leilão, na França. O quadro, cujo valor estimado era de até 150 milhões de euros (cerca de R$ 655 milhões) data de 1607. A obra etrata a heroína bíblica Judite decapitando o general assírio Holofernes. O leilão do “Judite e Holofernes” havia sido marcado para a cidade de Toulouse. A obra foi encontrada em 2014 pelos proprietários duma casa nesta cidade, quando investigavam um vazamento no sótão. Michelangelo Merisi, o Caravaggio, nasceu em 1571 e morreu em 1610. É considerado pela crítica um dos mais notáveis pintores italianos da época barroca.

Descoberta
12/04/2016 — O quadro do pintor italiano Caravaggio (1571-1610), descoberto em 2014 num sótão de uma casa no sudoeste da França, é uma obra autêntica, segundo vários especialistas, apesar da dúvida expressada por alguns colegas. Para se chegar à conclusão, foi levada em conta a iluminação especial, a energia típica do artista, sem correções, e as matérias pictóricas. Essas qualidades fazem com que o quadro seja autêntico, segundo os especialistas que o analisaram. As provas apresentadas, porém, não são tangíveis nem irrefutáveis.

caravaggio ft1À espera dessa análise técnica, a tela foi proibida de sair do país. Um decreto da ministra da cultura, publicado em 31 de março de 2015, rejeitou o certificado de exportação pedido para uma pintura atribuída a Michelangelo Merisi, conhecido pela alcunha de Caravaggio. Trata-se da obra “Judite e Holofernes”, uma pintura a óleo sobre tela produzida entre 1600 e 1610. De grande valor artístico, a obra estava oficialmente desaparecida até ser achada num sótão. A pintura mostra Judite, heroína bíblica, viúva da cidade de Betúlia, decapitando em sua tenda o Holofernes, general do rei Nabucodonosor, que sitiava a cidade. A existência da obra era conhecida por uma cópia atribuída a Louis Finson, pintor flamengo contemporâneo do mestre italiano.

MICHELANGELO MERISI nasceu no dia 29 de setembro de 1571, na cidade de Caravaggio, Lombardia, Itália. Apareceu na cena artística a partir de 1600. Exceto em suas primeiras obras, pintou fundamentalmente temas religiosos. Suas pinturas feriram várias vezes as susceptibilidades dos seus clientes. Nos seus quadros, em vez de adotar belas figuras etéreas, delicadas, para representar acontecimentos e personagens da Bíblia, preferia escolher, por entre o povo, modelos humanos tais como prostitutas, crianças de rua e mendigos, os quais posavam como personagens para as suas obras. Por sua vida devassa foi muito negligenciado pelos seus contemporâneos. Passou para a história, porém, como um dos mais completos artistas de todos os tempos. Seu trabalho exerceu muita influência no barroco, estilo do qual foi o primeiro representante, segundo os críticos de arte.



 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados