Karl Baer
KARL ERNST VON BAER nasceu no dia 17 de fevereiro de 1792, na localidade de Piep, Estônia, então pertencente ao Império Russo. Morreu no dia 16 de novembro de 1876, na localidade de Tartu.
Os seus antepassados vieram da Vestfália (região histórica da Alemanha). Foi educado na escola-catedral de Reval, em Tallinn, e na Universidade de Tartu em Dorpat. Realizou os estudos universitários em Berlim (Alemanha), Viena (Áustria) e Wurtzburgo (Alemanha). Em 1812, foi voluntário como médico na guerra contra Napoleão Bonaparte.
Em 1815, entrou em contato com Ignaz Dollinger, um dos maiores estudiosos de anatomia do século XIX, que o influenciou decisivamente em sua carreira. Dois anos depois, foi nomeado catedrático de zoologia, anatomia e antropologia na Universidade de Königsberg (Alemanha), dedicando-se, ao mesmo tempo, a pesquisas sobre embriologia. A descoberta do óvulo humano foi o tema de sua Epístola de Ovo Mammalium et Homini Genesi, surgida em 1827.
No ano seguinte, publicou a primeira parte de sua História do Desenvolvimento dos Animais, completada em 1937. Nesta obra provou a existência dos óvulos nos ovários e não nos folículos (tese de Reinier de Graaf), como antes se supunha. Aos 42 anos, deixou a Alemanha e foi para a Rússia, onde, além de continuar suas investigações sobre embriologia, dedicou-se a pesquisas de antropologia, etnografia e arqueologia. Em 1854, foi aceito como membro estrangeiro da Real Sociedade de Londres e, em 1867, foi laureado com a Medalha de Copley, considerada o “Oscar da ciência”.