01Cuvier

JORGE CUVIER nasceu no dia 23 de agosto de 1769 na cidade de Monte Béliard, Região da Borgonha, França. Morreu no dia 13 de maio de 1832 na cidade de Paris. Filho de um oficial protestante, estava destinado a entrar para a Igreja Reformada. Após os primeiros estudos, foi enviado para a Academia Carolina da cidade de Stuttgart na Alemanha, onde diplomou-se em Economia Política. Devido às dificuldades financeiras dos pais, passou a trabalhar como preceptor dos filhos de uma família da nobreza. Publicou em 1794 um trabalho sobre os moluscos.

Foi nomeado em 1795 assistente de Anatomia Comparada do Museu Nacional de História Natural. No ano seguinte, passou a ocupar o cargo de professor titular do Jardim das Plantas. Em 1818, conseguiu a eleição para a Academia Francesa. Soube usar esses cargos para organizar o ensino de História e Ciências. Com a restauração da Monarquia, viu-se implicado na política. Sob o governo do rei Luís 18, tornou-se conselheiro de estado e presidente do Comitê do Interior. Para ele foi criado ainda o cargo de diretor de cultos dissidentes. Os primeiros livros dele eram didáticos. Num deles, o “Quadro Elementar da História”, encontra-se um esboço da classificação que exporia mais tarde na obra “Reino Animal”.

Em 1799, publicou o “Lições de Anatomia Comparada”, um trabalho clássico no qual expôs a teoria da correlação das partes. O livro “A História Natural” de 1801 contém a descrição de cinco mil espécies de peixes. As pesquisas dele sobre as ossadas de fósseis de quadrúpedes elaboradas em 1812 abriram caminho para a criação da ciência da Paleontologia. Nos famosos “Discursos Sobre as Revoluções da Superfície do Globo”, o Curvier estabeleceu os princípios da fixidez das espécies e descreveu a série de cataclismos que fizeram desaparecer as espécies que havia identificado através de ossadas fósseis. Esse ponto de vista foi abandonado a seguir. Por outro lado, permaneceram fundamentais os princípios de uma nova sistemática geológica que ele expôs em 1815 no “O Reino Animal Distribuído de Acordo Com Sua Organização”.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados