h blumenau2Blumenau

HERMANN BRUNO OTTO BLUMENAU nasceu no dia 26 de dezembro de 1819, na cidade de Hasselfelde, Alemanha. Morreu no dia 30 de outubro de 1899, na cidade de Braunschweig.

Sexto filho de um inspetor florestal, fez os estudos secundários na área da farmacêutica, com a intenção de estudar química na universidade. No início da década de 1840 esteve em Londres, Inglaterra, onde travou conhecimento com o cônsul geral do Brasil. Isso lhe possibilitou, em 1846, a primeira visita ao país. Fixou-se no Estado do Rio Grande do Sul, onde desenvolveu trabalho de pesquisa até 1847.

Depois, instalou-se na região hoje compreendida pelo Estado de Santa Catarina. Com outras 16 famílias alemãs instalou-se nas cercanias do Rio Itajaí-Açu. A fertilidade do local trazia para os pioneiros a lembrança das paisagens da sua terra natal. Entusiasmado, conseguiu a concessão de 220 quilômetros quadrados de mata virgem, para a instalação de um estabelecimento agrário. Nesta área surgiria mais tarde a cidade de Blumenau, que recebeu esse nome em homenagem ao seu fundador. Depois disso, voltou para o seu país, onde faleceu em 1899.


 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados