alegrinhoAlegrinho
Ave passeriforme da família dos tiranídeos, cujo nome científico é Serpophaga subcristata. Tem coloração cinzento-azeitonada na parte superior e branco-amarelada na parte inferior. Apresenta vértice com uma mancha e duas faixas brancas onduladas sobre as asas. O comprimento médio é de onze centímetros. Ocorre principalmente no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Vive em lugares abertos como jardins, campos de cultura e nas bordas das matas. É uma ave diurna, monogâmica e um tanto agressiva nas interações com outras aves. Emite um canto característico, descrito como um zumbido por vezes acompanhado por movimentos de asas e cauda. Constrói ninhos em forma de tigela a cerca de um metro do chão.

Aves
Dicionário

ABUTRE — Substantivo masculino. Designação comum para as aves falconiformes da família dos vulturídeos, na maioria sarcófagas, ocorrentes no Continente Europeu. Em Portugal são conhecidas por esse nome as espécies dos gêneros vultur e gyps. No Brasil é a designação dada aos urubus.

acauãACAUà— Ave falconiforme da família dos falconídeos, cujo nome científico é “Erpetotheres Cachinnans”. Ocorre do Panamá na América Central à Argentina na América do Sul. Tem coloração pardacenta mais escura no dorso e na cauda. Esta da cauda apresenta ainda faixas claras transversais. O lado interior é branco. Uma mancha clara circunda o pescoço. Uma faixa negra envolve os olhos, prolongando-se até a nuca. O alto da cabeça é branco. O povo de modo geral considera o canto da acauã de mau agouro e prenunciador de chuvas. No folclore amazonense, o canto do acauã prenuncia a chegada de forasteiros. Na Região do Espinhaço em Minas Gerais prenuncia a morte de um conhecido. No Nordeste, acredita-se que pode anunciar um período de seca.

ADEM — Ave palmípede dos lamelirrostros. Espécie de pato. Como escreveu o autor português José Cardoso Pires na obra “O Delfim”. “Por cima de nós voava um caso de adens, a fêmea de plumagem obscura, o macho de asas vistosas e com as duas azuis da cauda a reluzir”.

águia cinzentaÁGUIA — Denominação restrita às aves de rapina da ordem dos falconiformes. É notável pelo tamanho e pelo vigor. Ocorre em diversos regiões do mundo, pois adapta-se a diferentes habitats e climas. Pode ser encontrada em áreas montanhosas, florestas, regiões costeiras e até mesmo em savanas e campos abertos. Distribui-se por diversas espécies. A águia-real é própria da Califórnia e da Baixa Califórnia, do leste dos Estados Unidos e do Canadá. A águia-pescadora pode ser encontrada em áreas da Austrália e ilhas próximas. No Brasil há diversas espécies, incluindo a águia-serrana na região sul. A águia-cinzenta aparece em áreas abertas do centro-oeste e do sudeste.

AIURUCATINGA — Nome popular do papagaio-do-mangue, também conhecido como curica, papagaio-curica, ajurucatinga entre outros nomes. É uma espécie muito comum, especialmente em áreas de mangues. Destaca-se por seus hábitos sociais e facilidade de adaptação à presença humana. Forma grandes bandos, especialmente em áreas de alimentação e repouso. Sua dieta dele inclui frutas, sementes e flores. Ocorre em diversas regiões da América do Sul, incluindo o Brasil. É um papagaio de tamanho médio, com cerca de trinta e quatro centímetros de comprimento e 340 gramas de peso. O aiurucatingaé uma espécie importante para a cultura indígena, que utiliza suas penas na confecção de adornos e arte plumária.

ALBATROZ — Ave marinha de grande dimensão, que, em conjunto com os procelarídeos, os painhos e os petréis-mergulhadores, formam a ordem dos Procellariiformes ou Tubinares. Distribui-se por quase toda a extensão do Oceano Antártico e norte do Oceano Pacífico. Os grandes albatrozes do gênero Diomedea têm a maior envergadura de asa de qualquer espécie não-extinta. Essas aves são distribuídas geralmente em quatro gêneros, ainda que haja desacordo quanto ao número de espécies. Das vinte e uma espécies reconhecidas pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, dezenove estão ameaçadas de extinção. No Brasil, conhecem-se dez espécies, com destaque para o albatroz-de-sobrancelha e o albatroz-de-nariz-amarelo.

alcatrazALCATRAZ — Gaivota de grandes dimensões da família das Laridae, cujo nome científico é Larus marinus. O nome tem origem no árabe “al-ġaţţās”. Significa “aquele que mergulha”. Mede 79 centímetros de comprimento e tem envergadura de até 170 centímetros. O corpo é branco e a parte superior das asas preta com pontas brancas. O bico é amarelo com uma pinta vermelha na ponta inferior. O anel ocular é vermelho. É muito semelhante à gaivota-de-asa-escura, distinguindo-se desta principalmente pelo tamanho, por apresentar as pernas rosa-esverdeadas em vez de amarelas e por ter as asas com as pontas mais brancas. Ocorre principalmente Atlântico Norte e no Canadá. Vive em colônias aninhadas em penhascos sobre o oceano ou em ilhotas rochosas. 


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados